Contato Seguro disponibiliza Canais de Denúncias em apoio às iniciativas SOS RS e Operação de Volta Para Casa – Desde o início das inundações em decorrência das fortes chuvas que caíram em todo o Rio Grande do Sul no último mês, diversas empresas, pessoas e entidades vêm se unindo para apoiar os milhares de gaúchos que tiveram de deixar suas casas e perderam todos os seus pertences.
Um projeto que vem ganhando bastante destaque é o SOS RS, idealizado pela DOC9 e outros desenvolvedores, que nasceu no dia 5 de maio com o objetivo de apoiar a gestão de demandas e necessidades dos abrigos no Estado com informações públicas atualizadas e auditáveis. Aproximadamente 800 abrigos já foram cadastrados na Plataforma e mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas.
Agora, em parceria com a empresa gaúcha Contato Seguro, lançou também um Canal de Denúncias para reportar irregularidades e problemas nos abrigos que estão acolhendo as pessoas afetadas pelas enchentes. A plataforma recebe denúncias que envolvem roubos, furtos e desvios de doações; situações de importunação, assédio sexual e outros comportamentos abusivos; casos de racismo, homofobia, entre outras formas de discriminação. A pessoa poderá escolher fazer a denúncia anonimamente ou não. Além disso, o Canal tem como objetivo detectar casos de uso indevido da plataforma SOS RS. A apuração das denúncias de casos menos complexos, como o mau uso da plataforma, serão apuradas pelo próprio Comitê do SOS RS. Já os casos mais graves e complexos serão encaminhados pela plataforma SOS RS às autoridades públicas competentes para apuração.
Outra iniciativa, chamada Operação de Volta Para Casa, idealizada pela Ciclo Empreendedor e pelo Instituto Cultural Floresta — que tem como objetivo receber doações para a compra de produtos, como móveis, eletrodomésticos e utensílios, direcionando para as pessoas que tiveram seus pertences inundados —, também lançou um Canal de Denúncias, em parceria com a Contato Seguro. O Canal funcionará exclusivamente para o recebimento de denúncias sobre fraudes envolvendo pessoas que não foram afetadas pelas enchentes no Estado Gaúcho, mas que estão se cadastrando indevidamente, visando obter benefícios de forma inapropriada.
“A nossa missão neste projeto é dar mais transparência e eficiência na utilização dos recursos doados. Nós vamos conseguir isso por meio da disponibilização das nossas plataformas de Canal de Denúncias, para que sejam registrados de forma anônima quaisquer casos de má utilização ou cadastros indevidos de pessoas que não necessitam deste apoio.”, diz Diego Galvão, CEO e um dos sócios-fundadores da Contato Seguro.
Os Canais de Denúncias criados pela Contato Seguro asseguram 100% o sigilo das informações e a possibilidade de anonimato para o denunciante, que se sentirá seguro para relatar qualquer situação irregular. Segundo Diego, as pessoas têm receio de fazer uma denúncia por medo de retaliação ou exposição. Por isso, é importante garantir o anonimato para que as pessoas sintam-se seguras para denunciar e para que as empresas e as autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias. Todas as iniciativas são fornecidas de forma gratuita, em apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Serviço:
Para denunciar irregularidades nos abrigos do Rio Grande do Sul, acesse.
Para denunciar fraudes em doações no Operação de Volta Para Casa, acesse.
Sobre Contato Seguro
Criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato Seguro é uma empresa líder de mercado no oferecimento de uma solução terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e comunicação sobre a plataforma. Diego Galvão é CEO e um dos sócios-fundadores do grupo. O Canal está presente, hoje, em mais de 2.000 empresas, disponível em 50 países, e atende em 13 idiomas.