Feira Internacional da Construção mostra a força e presença das mulheres

Nos últimos 12 anos, a quantidade de mulheres no setor da construção civil cresceu 120%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Construsul – 23a Feira Internacional da Construção receberá a presença de um grupo voltado a mulheres que estão buscando espaço ou que já conquistaram o seu espaço em um setor tradicionalmente dominado pelos homens. A intenção é acabar com histórias de preconceito e discriminação.

Se no passado, era possível ver apenas homens em canteiros de obras, hoje é possível ver o público feminino em funções de ajudante de obra, técnicas de segurança do trabalho, carpintaria, pedreira, arquitetas e engenheiras.

“As principais barreiras que as mulheres enfrentam na construção civil, ainda são a falta de estrutura básica como um banheiro e vestiário adequados. Há 16 anos a ONG Mulher em Construção vem trabalhando para derrubar o preconceito. Vemos que na maioria das funções que as mulheres exercem seja na atividade que for, precisa provar que sabe o que está fazendo e não é diferente na construção civil.

Embora a tecnologia tenha nos aproximado mais da obra, provando que a força física não é essencial neste meio, ainda temos muitas situações inadequadas e antiquadas. Estamos aliadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU criando novas oportunidades a partir de treinamentos para mulheres desfavorecidas economicamente e fazendo a junção com empresários que estão se adequando a trabalhar o lado Social de suas empresas para comprovar que estamos todos e todas comprometidas para uma evolução mais equânime no meio em que vivemos”, explicou a presidente da ONG Mulher em Construção, Bia Kern.

A ONG Mulher em Construção tem o objetivo de desenvolver cursos de formação na área da construção civil para mulheres; promover a autonomia, a cidadania e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica e inserir as mulheres no mercado de trabalho predominantemente masculino. Além de apoiadora, a ONG levará um grupo de trabalhadoras para visitação.

“A Construsul é uma feira que abre excelentes oportunidades para mostrarmos nosso trabalho e estarmos mais próximas das empresas e pessoas relacionadas a área”, concluiu.

O credenciamento para Construsul – 23a Feira Internacional da Construção pode ser feito antecipadamente através do link https://feiraconstrusul.schenautomacao.com.br/  evitando filas e agilizando o acesso.

Construsul Feira Construção mulheres

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.