Consórcio de municípios gaúchos lança canais com informações para atingidos pelas cheias – A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) inicia, a partir desta sexta-feira (10), um plano de comunicação para entregar informações relevantes, checagem de notícias e divulgação de serviços para o povo gaúcho. O conteúdo está disponível no Facebook, Instagram e X.
O presidente da Granpal e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, afirma que o objetivo é fazer frente ao grande volume de notícias falsas e informações desencontradas sobre as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. “Precisamos focar no mais importante, que é ajudar as pessoas, dar segurança sobre as mensagens e facilitar o acesso a quem quer auxiliar neste momento”, declarou.
O consórcio é formado por 17 dos 32 municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo eles: Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Guaíba, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Viamão, Taquari e Triunfo. O grupo representa 3,5 milhões de gaúchos e 35% do PIB do RS.
Diariamente, serão reunidas informações checadas sobre vagas em abrigos nas cidades, o que e para onde doar, número de desabrigados, entre outros dados. O material será distribuído por meio de boletins em diversas plataformas, levando em conta a dificuldade no acesso à internet e a sobrecarga na telefonia móvel.
Redes sociais
Nas páginas oficiais da Granpal no Instagram, Facebook e X, haverá informações atualizadas sobre serviços, proteção contra doenças, alertas da Defesa Civil e muito mais.
Nas redes sociais, também serão publicados conteúdos em áudio e vídeo com checagem de informações relacionadas às enchentes, focando no combate às fake news.
A Granpal
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre é uma entidade sem fins econômicos criada em 1985 com o propósito de concentrar debates e decisões políticas para representar os interesses dos municípios da região, promover a cooperação e buscar soluções para problemas em comum.
Consórcio municípios gaúchos atingidos