As compras de Natal estão a todo vapor e movimentaram bem o varejo nas primeiras semanas de dezembro. Segundo dados da Linx, que analisou 2,8 mil estabelecimentos, a primeira quinzena do mês apresentou um saldo positivo para o setor.
O varejo físico, que representa lojas, comércios e centros de compras, cresceu 8% em relação ao número de notas emitidas no ano anterior. Nas vendas online, o setor se mantém muito próximo a 2021, com diminuição mínima de 0,01% no valor médio de faturamento.
Consumidores têm optado por entregas
Ao contrário da Black Friday, em que o comércio identificou uma grande quantidade de pedidos com a opção de retirada em loja, nas compras de Natal, o brasileiro tem optado por receber as suas compras em casa. Essa modalidade representa 73% dos pedidos do varejo online.
Na Feira Brasileira do Varejo, realizada em maio deste ano, o diretor da consultoria de negócios Gouvêa Malls, disse que o futuro do varejo era ominichannel. Para o especialista, a pandemia acelerou o digital que entrou de vez na vida das pessoas. Hoje o consumidor busca a integração do on e do off-line, da liberdade de ir na loja experimentar ou comprar o produto em casa.
Compras Natal varejo dezembro
Verão já a começa a dar as caras
A Linx identificou ainda uma alta procura por itens de verão na lista dos mais buscados pelos consumidores. As buscas por ventiladores cresceram 12% na 1ª quinzena de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Já as buscas por ar-condicionado cresceram 52% na mesma base comparativa.
Outras mercadorias que têm sido buscadas pelos consumidores nos últimos dias são produtos de cuidados com a pele, como hidratantes, além de aparelhos de celular e mobiliário para casa, como guarda-roupa, armário de cozinha, geladeira e fogão.
Confira abaixo os 10 itens mais buscados no varejo na primeira quinzena deste mês:
– hidratante facial
– geladeira
– guarda roupa casal
– ventilador
– ar condicionado
– armário cozinha
– sofá
– iphone 11
– fogão 4 bocas
– iphone
fonte: Mercado e Consumo