Como o WhatsApp Business ganhou tanto poder de negócios?

De acordo com um estudo da Fortunly, mais de 80% dos consumidores usam o WhatsApp para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar uma compra.
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WhatsApp Business poder negócios

Como o WhatsApp Business ganhou tanto poder de negócios? – Segundo um relatório, produzido pelo Hootsuite em parceria com o We Are Social, o WhatsApp está presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil. Esse meio está se tornando cada vez mais popular, tanto por sua simplicidade para uso cotidiano quanto por sua utilidade, principalmente impulsionada pela pandemia. Nesse sentido, empresas de todo o mundo perceberam como a utilização desse canal é indispensável para permanecerem competitivas.

 

Como surgiu o WhatsApp Business?

Essa vertente do aplicativo foi lançada em 2018, pela corporação Meta, também responsável pelo Instagram e Facebook. Entretanto, antes de trazer uma solução voltada para o âmbito empresarial, o WhatsApp já era febre entre os usuários.

Por sua acessibilidade, o app conquista gradativamente mais espaço na vida dos brasileiros, por isso, as companhias não podem ficar de fora. “Existe muito potencial em contatar o cliente pelo ‘Wpp’, as funcionalidades da API da Total IP facilitam todo o suporte, desde a primeira mensagem”, comenta o Head de Vendas da Total IP, Tiago Sanches.

Nesse cenário, as marcas perceberam a importância de iniciarem suas táticas nesse canal. Isso porque, conforme um levantamento do Instituto QualiBest, 59% dos entrevistados preferem entrar em contato com um empreendimento por intermédio da plataforma. “O aplicativo já é bastante conhecido, mas com a API o empresário tem acesso a várias aplicabilidades únicas, consegue criar outros tipos de perfis e estender as funcionalidades”, explica Sanches.

 

O WhatsApp Business é uma boa estratégia

De acordo com um estudo da Fortunly, mais de 80% dos consumidores usam o WhatsApp para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. Assim, a conta comercial chegou para aproximar a instituição do seu público-alvo. Veja algumas funcionalidades:

– Envie milhares de mensagens utilizando templates: utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook, por exemplo, é possível encaminhar múltiplos recados. “Para o conteúdo mais técnico, toda a documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, 100% em português”, complementa Sanches.

– Integre a sistemas já utilizados na empresa: dessa forma, o recurso maximiza a credibilidade com os clientes, pois evidencia uma conta oficial, verificada tanto pelo Facebook quanto pelo próprio WhatsApp.

– Receba notificações sem sobrecarregar a operação: “essa funcionalidade otimiza o suporte tanto para o colaborador quanto para quem precisa resolver pendências, também permite uma melhoria na logística de status do pedido, por exemplo”, afirma o executivo.

– Conte com segurança de ponta: com a Total IP, há segurança em todos os trâmites. “O empresário consegue cadastrar a autenticação de dois fatores, recebendo o código para o acesso pelo e-mail ou SMS”, pontua.

Por fim, de maneira geral, o WhatsApp apresenta várias vantagens, tanto para o usuário quanto para a empresa. Assim, ganha força e poder no cotidiano do cidadão, permitindo novas estratégias de comunicação e vendas. Estar no aplicativo preferido do brasileiro é sinônimo de bons resultados.

 

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