Com chuvas, RS perde 95% de seus empregos, aponta levantamento do IBPT

Os 30 municípios que tinham a maior quantidade de empregos no estado foram afetados pelas enchentes e inundações.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com chuvas, RS perde 95% de seus empregos, aponta levantamento do IBPT – O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) criou um grupo de técnicos para medir os impactos econômicos e tributários das inundações no Rio Grande do Sul e, em seu terceiro boletim, com periodicidade semanal, foi apurado o número de empregos perdidos no estado.

Na apuração, os resultados mostram que os municípios do Rio Grande do Sul somam aproximadamente 3,2 milhões de ocupações trabalhistas, com massa salarial anual de R$ 160 bilhões.

Em conclusão, o IBPT notifica que, somente 79 municípios não foram atingidos pela tragédia, sendo que esses têm apenas 209 mil empregos e massa salarial de R$ 8 bilhões, correspondente a 5% do total. São 95% de empregos do atingidos no estado.

São 30 municípios que têm a maior quantidade de empregos no RS e esses foram afetados pelas enchentes e inundações. A representatividade dessas cidades somam 62,5% da quantidade de ocupações formais no estado e 69% da massa salarial total.

 

Segue tabela de apuração, abaixo.

Fonte: coleta do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) até 28 de maio de 2024

“A superação da tragédia é o primeiro passo, mas, vale lembrar, que o caminho para a reconstrução completa será longo e árduo. Mesmo após a normalização da situação, as empresas levarão anos para se reestabelecer, e a reabsorção da mão de obra será um processo gradual. Os governos estadual e federal deverão se atentar em incentivos, patrocínios e comunhão para reestabelecer a atividade econômica no Rio Grande do Sul”, comenta o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike.

 

Metodologia

O IBPT fez o cruzamento dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego e, por meio da apuração, resultou na quantidade de trabalhadores atingidos pela tragédia no estado gaúcho.

 

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao planejamento tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.

Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.

 

RS empregos levantamento IBPT