Tassi Rohrig

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Estratégia de Conteúdo e Gestão de Marcas

As mulheres não choram mais, as mulheres faturam e as marcas aproveitam a oportunidade

Shakira lançou na noite de quinta-feira, dia 12, sua nova música “Music Sessions” – produzida pelo DJ argentino Bizarrap. Até aí tudo normal no mundo da música.
A questão é que a letra é cheia de alfinetadas para seu ex, Gerard Piqué, e em pouco tempo de lançamento a música disparou no topo entre as mais ouvidas do mundo no Spotify, ultrapassando o recorde de visualizações em 24 horas no Youtube, com mais de 100 milhões de views.
A cantora buscou uma catarse pública e reforçou sua marca pessoal. Em seu perfil, disse que não esperava estes números, afinal trata-se de uma música latina, em espanhol. Até então ela sempre foi muito discreta em relação a sua vida pessoal, mas durante a separação rumores espalharam-se. Shakira optou por contar a sua versão da história da forma que melhor sabe fazer, afinal como diz sua música “as mulheres não choram mais, as mulheres faturam”.
Aqui ela abre espaço com um público seleto: as mulheres que sofrem e mesmo assim buscam trilhar seu próprio caminho.
Não bastasse a exposição de seu drama pessoal, a cantora traz na letra comparativos entre marcas ao dizer: “Você trocou Ferrari por Twingo. Você trocou Rolex por um Casio”.
O Twingo virou post no Twitter da Renault Espanha, focado no bom humor. Mesmo assim o post tem comentários com potenciais clientes perguntando se o modelo é vendido em seu país. A marca soube levar muito bem a comparação e as pesquisas na busca pelo modelo já subiram consideravelmente. Resta saber se a ideia de tirá-lo de linha em breve mudará ou não. Além disso, no domingo, Gerard Piqué também utilizou um modelo para deslocar-se ao trabalho.
A Casio, com seus relógios populares, retuitou um post com uma foto antiga de Shakira usando um relógio da marca com a frase: Antes de sermos Rolex, eramos todos Casio”. E ainda no domingo Piqué utilizou um relógio da marca, que também é patrocinadora de seus projetos.
Em meio a um tsunami de alfinetadas e relacionamentos expostos as marcas estão tendo sabedoria e bom humor para manter um posicionamento acertado.
A oportunidade certamente foi inesperada para ambas as marcas citadas, mas o trabalho desenvolvido há anos trouxe o suporte necessário para gerir a exposição sem crises ou arranhões à marca corporativa.

Shakira Music Sessions