Nesta “virada de chave” estamos reaprendendo a fazer “gestão (pensamento estratégico corporativo) e gerenciamento (execução) dos processos com geração de resultados, análise e melhoria contínua.
Precisamos de desempenho, foco em resultados, aprimorando de nossos métodos & práticas aplicadas. Os elevados padrões de excelência nascem da repetição. É o treinamento, as repetidas práticas cotidianas é que nos permitirão ser de fato estratégicos, focar o ponto futuro, na inovação com resultados cada vez melhor. É por demais “insano” continuar fazendo a mesma coisa e esperar colher resultados diferentes.
O Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a Organização reconhece a sua situação atual em SSO e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a determinado tempo. O planejamento estratégico funciona como um GPS. Vai mostrando caminhos para a tomada de decisão.
A gestão de riscos ocupacionais (GRO) traduz o pensamento estratégico corporativo, uma diretriz ou documento teórico descritivo, ou seja, uma linha ou guia a que todas as demais estruturas do “Gerenciamento (execução)” estará subordinadas e/ou vinculadas.
Programa de segurança e saúde ocupacional
É execução do pensamento estratégico corporativo , ou seja, um alinhamento com objetivos através de ações estratégicas( ponto futuro, Inovação) para o alcance de um determinado fim específico (Objetivo Estratégico pontual e específico).
É constituído por uma Planejamento Estratégico de SSO, com metas específicas, relevantes, atingíveis, mensuráveis e temporal (Metas SMART), a ser executado no âmbito de uma Organização, aplicando-se técnicas e práticas de melhoria contínua e do desenvolvimento sustentável, entendendo e atendendo expectativas e necessidades de todas as partes envolvidas (Investidor / Trabalhador / Governo / Sociedade).
Elementos básicos da gestão (GRO)
1. Objetivos e Níveis Estruturas (Estratégico, Tático e Operacional) e Responsabilidades
2. Política de SSO, Missão, Visão, Valores Organizacionais, Compromisso, Diretrizes e Princípios
3. Modelo de Participação dos Trabalhadores (busca ativa, registros, validação e tratamento)
4. Comunicação e Formação / Habilitação, Autorização
5. Metodologia de análise preliminar, Identificação dos Perigos e avaliação de riscos
6. Gestão de mudanças e antecipação de riscos
7. Registro participação Empregados e Trabalhadores
8. Prevenção e controle de perigos/riscos (Reconhecer Perigo, Avaliar Risco, PE e Monitoramento)
9. Análise de desempenho e melhoria contínua
10. Documentação e registros ( Documentos que Integram PGR, Desdobramentos do PGR no Inventário de Riscos derivações para o PE e PCMSO) adaptado da ISO 45001, NR 01 e Fundamentals of Industrial Hygiene, Sth. De Plog, B. (ed.).
National Safety Council, 2002 (Fundamentos de Higiene Industrial, Sth. De Plog, B. (ed.). Conselho Nacional de Segurança, 2002.
Projeto – grupo de atividades organizadas e planejadas para a consecução de um objetivo/resultado específico, relevante e mensurável. Temporal e, normalmente, único e exclusivo.
Ações – conjunto de atividades organizadas e aplicadas para atender uma determinada demanda,
normalmente, continuada.
Programa – conjunto de projetos, ou de ações e projetos continuados, administrados de forma integrada de modo a gerar benefícios que não existiriam caso não fosse executado e administrado conjuntamente.
Em geral projetos geram resultados e programas geram benefícios
Fonte: Administradores
Macroprocessos, gestão e gerenciamento de SSO
Então, a Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO) é a DIRETRIZ, ou seja, o documento teórico descritivo, linha ou guia a que todas as demais estarão vinculadas.
É uma espécie de “pensamento corporativo” da Organização. Onde e como ela está hoje. Onde quer chegar e quanto quer evoluir, inovar, cresce, melhorar a partir da “inovação” em se tratando de SSO.
E o PGR? É apenas e, tão somente apenas, um programa como tantos outros com uma abordagem detalhada e específica para determinadas ações e consecução do objetivo proposto. Alinhados com a GRO, todos os programas são executados. Afinal, como é que Você vai tratar os fatores de riscos (Perigos) das demais NRs da Portaria 3214/78 MTP?
Alinhados a sua GRO mas, todavia, com ações específicas executadas e avaliadas ininterruptamente em busca da melhoria contínua, do teu nível de excelência.