Eventos setoriais evidenciam a força da economia gaúcha
* Por Thiago Maurique

A temporada de grandes eventos da base econômica do Rio Grande do Sul ganha força em março com a Expodireto Cotrijal e a Expoagro Afubra, duas das mais importantes feiras do agronegócio brasileiro. Com início na segunda-feira, 10, em Não-Me-Toque, a Expodireto pode ser considerado o primeiro dos grandes encontros setoriais do ano e simboliza a retomada das agendas estratégicas para os diferentes segmentos produtivos do estado. No ano passado, o evento resultou em R$ 7,9 bilhões em negócios, número que deve crescer em 2025.
Com lançamento promovido na manhã de hoje, a Expoagro Afubra ocorre entre os dias 25 e 28 de março em Rio Pardo, e se destaca como a maior feira voltada à agricultura familiar no Brasil. Ainda em fevereiro, o sucesso da ExpoAgro Cotricampo deu fortes sinais de que o agro, base da economia gaúcha, resiste e mantém trajetória ascendente apesar das intempéries climáticas e da alternância entre escassez e excesso de chuva.
Diante de um estado que ainda vive os desafios da reconstrução, as feiras setoriais assumem um papel ainda mais relevante. Mais do que oportunidades de negócios, os eventos mostram ao mercado a força e a resiliência da economia gaúcha não apenas no agronegócio. Mercopar, Expoagas, Fenasul, Construsul, Fenac, Expointer, Transposul e demais feiras de setores tradicionais se unem aos eventos de tecnologia como Gramado e South Summit em uma comprovação de que o Estado olha para o futuro sem deixar para trás os potenciais já consolidados.
O Valores do RS acompanhará de perto essa movimentação, realizando a cobertura e divulgação de eventos, sempre sob a perspectiva das marcas participantes. Nosso compromisso é destacar as estratégias, inovações e resultados das empresas que fazem desses encontros um motor de desenvolvimento econômico. Dessa forma, reforçamos nosso propósito de conectar negócios, incentivar o crescimento do Rio Grande do Sul e aproximar empresas, setores produtivos e novas oportunidades de mercado.
Eventos setoriais evidenciam a força da economia gaúcha