Engenharia social: como está a sua blindagem? Ultimamente estamos vivendo uma enxurrada de notícias falsas, mentiras vão e vem e como sempre a classe criminosa gosta muito de aproveitar estas brechas para cometer seus delitos.
Hoje vamos conversar sobre a Engenharia Social, uma técnica que é empregada já faz muito tempo, e que ainda retorna muitos frutos, infelizmente esta técnica explora o lado humano, consegue como um mágico nos enganar muito bem.
Cada pessoa tem seus gatilhos mentais, em uma conversa é possível identificar estes gatilhos, geralmente o criminoso se passa por uma pessoa de boa, tem aquela conversa bacana, e a pessoa acaba entregando pequenas informações, que já são suficientes para a criação de uma história, onde é possível adquirir ainda mais informações.
Gosto de comparar a engenharia social, como a etapa de reconhecimento de um ataque, onde o criminoso através dela, consegue formar os pontos chaves para iniciar o ataque em cima da pessoa.
Precisamos criar defesas para estas ameaças também, através da engenharia social é uma das portas de entrada para o desenvolvimento de outros ataques, pois o elo mais fraco de todo um circuito de segurança e processos é o lado humano.
Como já sabemos o lado ruim, agora podemos aprender um pouco mais como nos defender desta ameaça que fica nos circulando todos os dias, podendo ser através de uma anúncio de um produto com um preço muito baixo, falsas promessas, ganhos rápidos e também doações sem causa digna.
Dicas para melhorar a sua blindagem contra Engenharia Social:
• Evite divulgar informações sensíveis suas para pessoas sem um vínculo próximo ao seu.
• Quando você receber alguma proposta de aquisição de produto, se informe em mais de um estabelecimento, cuidado com preços baixos de produtos caros, não existe o bom e barato!
• Falsos resgates, nunca forneça seus dados, desligue imediatamente o celular.
• Nunca clique em links de SMS, e-mail, ou recebidos através de redes sociais.
• Tenha um bom antivírus tanto no seu computador como celular.
• Evite expor informações mais intimas em redes sociais, lá seus amigos verão e outras pessoas fora o seu círculo de amizade.
• Seja um questionador, sempre se coloque na defensiva com pessoas estranhas, ou contatos estranhos.
Por hoje é isto aí pessoal, com estas dicas teremos uma proteção extra para esta ameaça, tenham uma excelente semana e cultive o hábito da segurança.