Carlos Heuser

Carlos Heuser

Especialista em Cyber Segurança

CTI e a Cyber Inteligência

CTI e a Cyber Inteligência , nestes tempos de grande volume de informações que recebemos a cada minuto, as decisões se tornam cada vez mais difíceis, decisões que são importantes para a vida de uma empresa. Além das decisões necessárias para o funcionamento básico de uma empresa, temos também as ameaças que circulam, nem sempre sendo por parte de invasões feitas por hackers, ou ainda o mercado em volta, que é um organismo vivo, e cada empresa se torna uma célula desse organismo, como bem sabemos que algo vivo é dinâmico e a cada dia é renovado.

A inteligência entra nesta parte de nossa história, onde é necessário uma avaliação quase que diariamente de todo o nosso mundo em volta, sabemos que existe uma grande volatilidade em cada negócio, e um dos princípios que a inteligência vem trazer, é justamente identificar num oceano de diversas oportunidades, as que realmente sejam benéficas ao negócio.

Tirando as adversidade naturais de cada empreendimento, temos uma em extrema importância, que com o decorrer do tempo, vem se tornando cada vez mais evidente, nesta era da informação, temos uma dura missão em proteger esta informação, que pode ser o seu segredo comercial, ou ainda mais, se aprofundando no tema, as decisões, ou a tomada delas.

Quando chegamos no momento de decidir alguma ação, temos que ter informações, tanto relativas aos benefícios de tal ação, como também os efeitos colaterais, sempre vai existir os dois lados. Aqui entra em cena um novo profissional, ou um ramo da empresa que poderá avaliar as situações que envolvem o contexto de vida do negócio.

Apresento a você caro(a) leitor(a) o analista de inteligência, este profissional ou time, poderá analisar o mundo e produzir o conhecimento necessário para ajudar os tomadores de decisão, em relação a tomar a melhor decisão.

Tenho algumas perguntas para fazer em sentido desta nossa conversa:

– Você está ciente de todas as ameaças que estão em volta de seu ramo de atividade?
– Quanto tempo você como executivo ou diretoria, está disposto a ficar OFF LINE neste período de dinamismo e vendas rápidas?

Estas perguntas um analista de inteligência poderá te auxiliar, e ainda melhor, poder prevenir algo pior que possa ocorrer com o seu negócio. Este assunto é vasto, quero agradecer a sua atenção, logo em breve teremos a segunda parte.

 

CTI cyber inteligência informações