Carlos Heuser

Carlos Heuser

Especialista em Cyber Segurança

O Conto do Vigário Cibernético

 

Certo dia, Carlos estava em um dia péssimo, atividades que deveriam ser simples, haviam se tornado difíceis e o que era para dar certo, estava dando errado. Enfim um dia que todos nós temos, aquele dia que dá vontade de chutar balde. Vem em nossa cabeça: ‘vou sumir, o que estou fazendo aqui, que nojo deste trabalho’.

Estes dias são semelhantes até a outros momentos que estamos passando por uma certa situação que nos deixa vulneráveis. Quando nada faz sentido, mas ao mesmo tempo existe lá no fundinho de nosso pensamento, que sempre tem alguém pior do que nós.

A nossa mente começa a lançar diversos questionamentos, aquele ‘eu’ interno começa a questionar, o que você está fazendo nesta empresa ainda? Eu mereço algo melhor? Eu preciso ganhar mais dinheiro? Eu preciso de mais tempo para mim ?

Geralmente quando temos grandes estresses, existe esta confusão mental, praticamente passamos um grande tempo de nossas vidas trabalhando. Tecnicamente, dependendo da situação, se passa mais tempo em volta do trabalho do que realmente a favor de si mesmo. Me refiro ao tempo gasto em horas por dia.

Neste período nossa mente está vulnerável a diversos gatilhos externos, como por exemplo o consumismo, o rebaixamento profissional, achar que está ganhando pouco em referencia ao trabalho entregue, ficamos mais suscetível ao conformismo.

Avaliando estas situações, certamente em algum momento você caro leitor(a) pode ter passado ou estar passando por isso ou ainda irá passar no futuro. Como dizem por aí, estes são os altos e baixos da vida, podendo ser em diversos momentos de nossa vida.

É neste momento que estamos vulneráveis, e basta um simples gatilho externo, para a execução de alguma atividade que se estivéssemos mais atentos, certamente não seria executado. Aqui entra os criminosos cibernéticos, quando eles vão se aproveitar desta rápida falta de atenção nossa.

É incrível como estes criminosos conseguem contar uma história triste, ou mesmo a ideia de que a gente precisa ganhar mais com menos. Como a nossa mente está atordoada com aquele dia péssimo, o que custa ver a proposta.

Sempre dizem que ver um pouquinho não tira pedaços. Um desconto de 80% naquele TV Smart 4K, meu sonho de consumo, uma forma de ganhar dinheiro trabalhando em casa por 2h por dia, sem stress, sem chefe, que paraíso!

Basta apenas CLICAR AQUI, “CLIQUE AGORA” pois daqui alguns minutos não terá mais, e você irá perder esta oportunidade da sua vida! Tudo parece ser verdade, não é?

Pois bem, voltando para a nossa realidade, as histórias são muito criativas e despertam em muito a nossa curiosidade, este é o papel de um Engenheiro Social. A tarefa deste profissional é despertar algo em nós, para que nós executemos alguma tarefa sem realmente querer fazer aquilo.

Estas técnicas não são novas, porém os criminosos as elevaram para ao uso ilícito, como somos bombardeados diariamente de tantas informações, promoções, etc. Os criminosos aproveitaram isto para aplicar golpes.

Então para garantir nossa segurança contra este tipo de ameaça, que chega por e-mail, SMS, Redes Sociais ou até mesmo por ligação telefônica seguem algumas dicas.

Para o caso de recebimento de ligação:

1) Nunca confirme dados;
2) Nunca diga SIM ( muitas ligações recebidas lhe pedem algo para dar um SIM oral, cuidado com isto) principalmente com aqueles que atendem o telefone dizendo SIM sempre, nunca usa está palavra inicial para atender a algum telefonema;
Em caso de receber alguma ligação referente a pagamento de resgate de sequestro:

a) Nunca confirme se você tem algum parente (Exemplo, o bandido ligou dizendo que sequestrou sua filha, porém você não tem filha, nunca confirme isto);

b) Após o recebimento da ligação, fique calmo (a), pense na lógica, se estão ligando é porque o ato já foi realizado, simule que a ligação está ruim e desligue imediatamente, e neste momento ligue para o seu parente, confirmando que o mesmo está em segurança, faça um BO referente ao número que foi recebido a ligação, e peça orientação para a Polícia do que fazer caso ocorrer novamente.

Recebimento de links para clicar
1) Nunca clique nenhum link recebido por e-mail ou SMS
2) Nunca clique em link recebido por Rede Social,

As técnicas utilizadas nestes e-mails sempre são relativas a promoções com preços extremamente baixos, em relação ao mercado, confirmação de cadastros de bancos, órgãos públicos ou recebimento de multas e processos jurídicos.

Todo cuido é pouco, e com estas dicas certamente vamos estar mais seguros em relação a estas práticas ilícitas que estamos sujeitos a receber diariamente.

Como dica final, fique calmo(a), e pense alguns segundos a mais sempre, certamente você irá evitar muitas dores de cabeça.

Muito obrigado pro sua atenção e até breve. Cuide-se digitalmente e tenha uma excelente semana!