Picture of Emerson Linhares

Emerson Linhares

Especialista em Saúde e Bem-estar

Chocolate: o doce prazer que pode ser um aliado (ou vilão) da nossa saúde

Chocolate: o doce prazer que pode ser um aliado (ou vilão) da nossa saúde

*Por Emerson Linhares

Chocolate: o doce prazer que pode ser um aliado (ou vilão) da nossa saúde
Emerson Linhares é especialista em Saúde e Bem-estar

Quem é que resiste a um pedacinho de chocolate? Seja depois do almoço, num dia difícil ou como mimo no meio da tarde, o chocolate tem esse poder de consolar, agradar e até trazer uma sensação de felicidade imediata. Mas, será que ele faz bem mesmo? Ou estamos só nos enganando com essa delícia? A resposta, como quase tudo na vida, está no equilíbrio.

Os lados bons do chocolate

Se você pensava que chocolate era só “guloseima”, prepare-se para boas notícias. O chocolate, principalmente o amargo (com mais de 70% de cacau), pode ser um verdadeiro aliado da saúde.

Ele é rico em antioxidantes, que ajudam nosso corpo a se proteger dos radicais livres, aqueles vilões que causam envelhecimento precoce e inflamações.

Comer chocolate pode realmente melhorar o humor. Isso porque ele estimula a produção de serotonina e endorfina – substâncias que nos fazem sentir bem.

Também há indícios de que o consumo moderado pode ajudar na saúde do coração, melhorando a circulação e até contribuindo para a redução da pressão arterial.

E tem mais: alguns estudos sugerem que ele pode até dar um empurrãozinho na memória e concentração, graças aos compostos do cacau que estimulam o cérebro.

Mas nem tudo são flores (ou bombons)

Apesar de tudo isso, vale lembrar que o chocolate pode ter seu lado “amargo” – principalmente quando consumido em excesso ou em versões muito industrializadas.

Chocolates ao leite e brancos geralmente vêm carregados de açúcar e gordura, o que pode contribuir para ganho de peso, colesterol alto e até risco de diabetes.

Além disso, ele é calórico, então aquele pedacinho inocente pode virar um exagero bem rápido.

Outro ponto é que o chocolate contém estimulantes, como cafeína e teobromina, que em excesso podem causar insônia, ansiedade ou palpitações em pessoas mais sensíveis.

E embora não aconteça com todo mundo, há quem perceba um aumento na oleosidade da pele ou aparecimento de acne ao consumir chocolate com frequência.

No fim das contas…

Chocolate pode, sim, fazer parte de uma vida saudável – desde que a gente escolha bem (preferindo o amargo, com mais cacau) e não exagere. É aquele tipo de prazer que, quando bem dosado, faz bem pro corpo e principalmente pra alma.

Então, da próxima vez que você saborear um pedaço, aproveite com calma, com consciência… e sem culpa.

Chocolate: o doce prazer que pode ser um aliado (ou vilão) da nossa saúde