Colheita da uva abre com expectativa de mais de 700 mil toneladas – Com expectativa de produção de mais de 700 mil toneladas de uva em 2025, ocorreu nesta quinta-feira (16/1) a abertura oficial da colheita da uva, em Bento Gonçalves. O evento realizado na Vinícola Vistamontes, no distrito de Faria Lemos, também marcou a abertura da programação do “Bento em Vindima” e contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e demais autoridades.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. São cerca de 15 mil famílias que produzem uvas em cerca de 48 mil hectares, em municípios da Serra e Campanha. A produção de uvas, vinhos e espumantes impulsiona o turismo, a gastronomia e a economia do Estado.
Desta vez, a propriedade escolhida para sediar a abertura foi a de uma família que cultiva vinhedos desde 1918, há cinco gerações. Idealizada pelo casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, a Vinícola Vistamontes incorporou o enoturismo à tradicional propriedade vitícola em 2009. Sua produção é de espumantes e vinhos barricados de lotes limitados, além dos sucos de uva.
“Todo o cultivo das vinhas, do plantio à colheita, é feito de forma manual, por pessoas apaixonadas, experientes e dedicadas, que possuem um saber fazer peculiar, passado de geração a geração desde mais de um século”, contou Geyce.
De acordo com o IBGE a produção total de uvas, em 2024, foi de 703 mil toneladas, representando uma queda de aproximadamente 23% em relação à safra de 2023, que foi de 907 mil toneladas de uvas. O Valor Bruto da Produção (VBP) da safra de 2024 foi de R$ 1,68 bilhão. Já a produção de uvas destinada à indústria, foi de 485,5 mil toneladas em 2024, segundo declarações feitas no Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin) da Seapi.
O município de Bento Gonçalves possui cerca de 1.100 produtores de uvas e uma área de 4.700 hectares. É a cidade que mais industrializa uvas no Rio Grande do Sul, tanto para sucos como para vinhos. Em volume de produção de uvas, ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas de Flores da Cunha, também na Serra gaúcha.
Colheita da uva abre com expectativa de mais de 700 mil toneladas