Canoas Shopping inaugura Sala de Aconchego destinada ao acolhimento de famílias atípicas

Durante o dia da inauguração também será realizado o 1º Encontro Conectando Vidas, promovido pelo Instituto Meiriane Azeredo – Centro Clínico e Educacional de Psicologia, referência no Rio Grande do Sul no assunto.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Canoas Shopping Sala Aconchego

Canoas Shopping inaugura Sala de Aconchego destinada ao acolhimento de famílias atípicas – As salas multissensoriais são ambientes criados para acolher crianças ou adultos atípicos e são adaptados para permitir que, em caso de crises, a pessoa se acalme aos poucos. São espaços aconchegantes e seguros, que também permitem a interação e a diversão. A instalação destes espaços está crescendo e eles já podem ser encontrados em aeroportos, parques e até estádios de futebol.

O Canoas Shopping, em Canoas (RS), está lançando uma iniciativa pioneira em shopping centers no Rio Grande do Sul. É a Sala de Aconchego, um espaço destinado ao acolhimento de famílias atípicas. A ideia de projetar o ambiente, que será inaugurado dia 29/04, às 19h, no aniversário de 26 anos do Shopping, surgiu após a realização de pesquisas com os frequentadores do Empreendimento.

Durante o dia da inauguração também será realizado o 1º Encontro Conectando Vidas, promovido pelo Instituto Meiriane Azeredo – Centro Clínico e Educacional de Psicologia, referência no Rio Grande do Sul no assunto. A iniciativa tem o apoio do Canoas Shopping e do M.Ifran e ocorre das 15h às 19h, na Alameda Alziro Andrade, localizada no Shopping. O público poderá esclarecer dúvidas e conversar com profissionais da área sobre autismo. Além disso, haverá uma área onde crianças e adolescentes, do espectro ou não, poderão socializar através de atividades lúdicas. Todas as atividades são gratuitas.

Sala de Aconchego

A sala sensorial terá imagens, objetos em movimento, texturas, espaços de interação, sons e luzes. Tudo foi pensado para que as crianças com autismo e suas famílias possam usufruir de um ambiente para diversão e relaxamento. “No aniversário do Shopping queremos presentear a comunidade com essa iniciativa. Sabemos que temos um longo caminho, que passa especialmente pela capacitação e conscientização das pessoas sobre o autismo e outras deficiências ocultas, mas entendemos que trazer esses temas para debate é o início da mudança”, disse a Superintendente do Shopping, Marli Schneider.
O lançamento do projeto ocorreu no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e de lá para cá as obras estão a todo vapor. “A pessoa com autismo busca sensações, não apenas o visual. Por isso, esse ambiente será um ambiente de interação, onde eles poderão sentir, tocar, experimentar o espaço. Temos uma sala para criação, onde as crianças poderão desenhar, além de um local de descompressão, ambiente mais calmo onde, em meio a uma crise, a criança, com seus familiares, possa se auto-regular”, explica o Coordenador de Operações do Shopping, Marcelo Hlebczuk.
A iniciativa é uma cooperação com a Causa Nobre, empresa que desenvolve projetos sociais e é referência na área em Canoas. “As pessoas que vivem o autismo não devem ser lembradas somente no dia dois de abril. Empreendedores, professores, líderes de entidade, cidadãos, sejam a luz da mudança. Escolham fazer parte do grupo daqueles que verdadeiramente transformam o mundo em um lugar melhor com ações e não apenas com palavras”, convida Igor Bueno, um dos fundadores da Causa Nobre. A entidade já foi responsável pelo treinamento sobre Autismo, realizado com funcionários do Shopping em janeiro e que foi estendido aos lojistas em abril. Uma segunda etapa ainda está prevista para maio.

Empréstimo de abafadores de ruídos

Além da sala de acolhimento, o Canoas Shopping iniciou em abril o empréstimo de abafadores de ruídos para pessoas com autismo. Os equipamentos podem ser retirados na Central de Relacionamento, na mesma dinâmica em que são realizados os empréstimos de carrinhos de bebê. “O uso de abafadores de som pode melhorar a capacidade das crianças com autismo de se comunicarem e interagirem com o ambiente ao seu redor”, explica Marli. O Shopping também disponibilizará cordões de identificação para o autismo e deficiências ocultas, que poderão ser retirados sem custos na Central de Relacionamento.

1º Encontro Conectando Vidas

Na programação, a psicóloga Meiriane Azeredo acolherá pais e familiares com questionamentos sobre o TEA e os tratamentos. O cão de terapia, Amora, também estará no evento interagindo com o público. Hoje, a Terapia Assistida com Animais (TAA) vem crescendo como aliada no tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisas recentes mostram que a interatividade do paciente com o animal pode trazer maior consciência e interação social, motivação no dia-dia e aumentar as habilidades comportamentais. Papo Quebra-Cabeça, uma roda de conversa sobre o tema, e É Hora do Conto, momento de leitura para crianças, também estão na programação.“Este evento é uma oportunidade de entendimento, inclusão e acolhimento. É preciso entender o que significa um diagnóstico e como tratá-lo, desmistificando o resultado positivo como uma sentença ou o fim da vida de uma criança ou família”, afirma Meiriane Azeredo, Psicóloga e Diretora do Instituto.

Confira o cronograma de atividades:
15h às 19h – Começou a diversão! Brinquedos e distribuição de brindes para as crianças;
15h às 19h – Borbolhando com a Fada das Bolhas;
15h às 19h – Tá na hora do lanchinho! Distribuição de pipoca e pastel;
15h às 19h – Hora da Beleza! – Com M.Ifran; Com maquiagem artística infantil e maquiagem, design de sobrancelha e unhas para mães;
15h30 às 16h – Tem cachorro aqui! – Momento de interação com a Amora, nosso cão de terapia;
16h às 17h30 – Papo Quebra-cabeça (roda de conversa);
17h30 às 18h30 – É hora do Conto! – Contação de histórias com Léia Cassol;
19h – Inauguração da Sala de Aconchego com atrações culturais

 

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.