Campus do Agronegócio da Atitus completa um ano

Atitus Educação realizou encontro anual com integrantes do seu programa de parceiros, o Agribusiness Partner Program da Escola do Agronegócio.
Campus do Agronegócio da Atitus completa um ano

Campus do Agronegócio da Atitus completa um ano – Após um ano da implementação de seu modelo educacional para o agronegócio, a Atitus Educação realizou encontro anual com integrantes do seu programa de parceiros, o Agribusiness Partner Program da Escola do Agronegócio. O evento aconteceu no Campus do Agronegócio em Passo Fundo (RS) para apresentar os cases das ações realizadas junto às empresas parceiras, debater o futuro da educação e reforçar a relevância da conexão entre academia e mercado.

A programação incluiu um balanço e debate sobre experiências que demonstram o sucesso das iniciativas do programa, lançado há aproximadamente um ano e que atualmente já conta com 24 empresas e instituições do setor. O programa tem como objetivo conectar a escola, por meio de seus cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, a empresas, instituições do setor, startups, tecnologias, profissionais e produtores, promovendo uma interação contínua dentro e fora do campus. Essa iniciativa está alinhada ao modelo de Employer University, focado na empregabilidade dos alunos e no estímulo ao empreendedorismo.

O dia também foi marcado pelo primeiro encontro anual presencial do Conselho Consultivo da Escola do Agronegócio, composto por grandes nomes do setor. O conselho é composto por Francisco Sérgio Turra, Ex-Ministro da Agricultura, Presidente do Conselho Consultivo da ABPA e conselheiro da JBS, Gustavo Spadotti Castro, Chefe Geral da Embrapa Territorial, Kleber Gomes, CEO da Ourofino Saúde Animal, Maria Pilar Sepúlveda, CPO da Orbia, Pompeo Scola, CEO da Cyklo Agritech, e Tatiane Simões, Sócia do Grupo Ubyagro e Head de Responsabilidade Social do grupo mineiro.

Para Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio, a grande fortaleza da Escola está na participação ativa das empresas no projeto. “As ações desenvolvidas com as empresas que integram o programa representam um avanço significativo no relacionamento entre o mercado e a academia. A oportunidade de ações conjuntas entre esses players, que participam de forma contínua da jornada de formação dos nossos estudantes, certamente qualifica a formação desse profissional”, destaca Anziliero. Anziliero reforça que a conexão com o mercado permite que as empresas validem o conteúdo programático abordado, assinem disciplinas, proponham desafios, compartilhem tecnologias, soluções e o seu know-how com estudantes e professores.

A interação vai muito além da sala de aula: a parceria tem gerado uma série de oportunidades dentro desse ecossistema criado na Escola, incluindo eventos qualificados, treinamentos, capacitações, projetos de pesquisa e, principalmente, empregabilidade para os egressos. Essa estratégia tem resultado em excelentes oportunidades de estágio e empregos qualificados, refletindo em uma taxa de empregabilidade de 88% entre os formados.

Essa engrenagem também permite que a Escola conte com um quadro de professores altamente qualificados, que combinam perfil acadêmico de alto nível com experiência no mercado. Além disso, profissionais do setor estão inseridos diretamente no ensino e atuam como mentores executivos.

Os próximos passos incluem uma integração ainda maior com as empresas parceiras, ampliando as áreas de conexão entre estudantes e professores dentro das empresas e lançando novos projetos em conjunto. “2025 será marcado pela entrada de novos players importantes no programa, qualificando ainda mais os profissionais formados pela instituição”, prevê Anziliero.

Campus do Agronegócio da Atitus completa um ano