No Dia Nacional do Sorvete (23), campanha por diminuição do imposto, iniciada em Lajeado, se espalha por vários estados do país. A ideia foi implementada em vários estados, vendendo sorvete com desconto de 35%. O Dia do Sorvete Sem Imposto foi uma campanha idealizada pelo empresário e presidente da Associação Brasileira do Sorvete, Martin Eckhardt.
“A data é comemorada há 20 anos pelo setor, porém, esta é a primeira vez que uma campanha iniciada em Lajeado se espalha pelo do país.” Conforme Eckhardt, esta data foi definida em uma conversa entre gaúchos e mineiros e hoje lutamos para uma melhor posição no consumo.
A Abrasorvete, entidade fundada em agosto de 2020, busca aprovar um projeto de lei federal que aprove o Dia Nacional do Sorvete e Dia do Sorveteiro. A intenção é aprovar na Câmara Federal ainda neste ano esta lei.
No entanto, o Dia do Sorvete sem imposto, foi realizado nesta sexta-feira em vários pontos e sorveterias do Brasil. O produto foi comercializado com um valor 35% a menos – uma forma de chamar atenção para a alta tributação imposta ao produto.
Sem imposto: Dia do Sorvete deve se tornar lei
Conforme o presidente, é preciso conscientizar os consumidores e os órgãos públicos que esta tributação reduz a capacidade de consumo no Brasil. “Se pudéssemos diminuir esta carga tributária, nós apostamos em um incremento no consumo do sorvete, tornando o Brasil mais bem posicionado no setor”, conta.
Hoje o consumo do sorvete per capta no país é baixo em comparação com países da América Latina, e muito mais distante quando se compara com países da América do Norte e da Europa. A campanha tomou proporções que surpreendeu os idealizadores, reunindo adeptos no país.
A meta é diminuir ao menos para 25% o imposto sobre este produto.” Permitir que o sorvete seja mais barato, facilita o acesso às pessoas, e torna nosso mercado mais competitivo.” De acordo com o presidente, sindicatos do Ceara, Minas Gerais e Paraná, estão envolvidos com campanha.
campanha dia sorvete imposto