Campanha Dia do Sorvete Sem Imposto mobiliza o país

De Lajeado para o Brasil: Dia Nacional do Sorvete deve ser oficializado com projeto de lei. Campanha ganha proporção nacional.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

No Dia Nacional do Sorvete (23), campanha por diminuição do imposto, iniciada em Lajeado, se espalha por vários estados do país. A ideia foi implementada em vários estados, vendendo sorvete com desconto de 35%. O Dia do Sorvete Sem Imposto foi uma campanha idealizada pelo empresário e presidente da Associação Brasileira do Sorvete, Martin Eckhardt.

Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete e diretor da Sorvebom

 

“A data é comemorada há 20 anos pelo setor, porém, esta é a primeira vez que uma campanha iniciada em Lajeado se espalha pelo do país.” Conforme Eckhardt, esta data foi definida em uma conversa entre gaúchos e mineiros e hoje lutamos para uma melhor posição no consumo.

A Abrasorvete, entidade fundada em agosto de 2020, busca aprovar um projeto de lei federal que aprove o Dia Nacional do Sorvete e Dia do Sorveteiro. A intenção é aprovar na Câmara Federal ainda neste ano esta lei.

No entanto, o Dia do Sorvete sem imposto, foi realizado nesta sexta-feira em vários pontos e sorveterias do Brasil. O produto foi comercializado com um valor 35% a menos – uma forma de chamar atenção para a alta tributação imposta ao produto.

Sem imposto: Dia do Sorvete deve se tornar lei

Conforme o presidente, é preciso conscientizar os consumidores e os órgãos públicos que esta tributação reduz a capacidade de consumo no Brasil. “Se pudéssemos diminuir esta carga tributária, nós apostamos em um incremento no consumo do sorvete, tornando o Brasil mais bem posicionado no setor”, conta.

Hoje o consumo do sorvete per capta no país é baixo em comparação com países da América Latina, e muito mais distante quando se compara com países da América do Norte e da Europa. A campanha tomou proporções que surpreendeu os idealizadores, reunindo adeptos no país.

A meta é diminuir ao menos para 25% o imposto sobre este produto.” Permitir que o sorvete seja mais barato, facilita o acesso às pessoas, e torna nosso mercado mais competitivo.” De acordo com o presidente, sindicatos do Ceara, Minas Gerais e Paraná, estão envolvidos com campanha.

campanha dia sorvete imposto

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.