Camil Alimentos edifica nova unidade industrial em Itaqui 

A obra fomenta inovação industrial, geração de energia limpa e crescimento econômico local com a geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos.
Camil Alimentos edifica nova unidade industrial em Itaqui 

Camil Alimentos edifica nova unidade industrial em Itaqui – A Camil Alimentos, uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, avança com a construção de uma nova unidade industrial na localidade de Cambaí, município de Itaqui, no Rio Grande do Sul. A obra inclui uma moderna planta de beneficiamento de arroz e uma termoelétrica com capacidade para gerar 11,5 megawatts de energia.

Em linha com seu compromisso com a transparência e o desenvolvimento regional, o projeto inclui também a instalação de uma subestação transformadora, que permitirá a comercialização do excedente de energia com a concessionária local. Somado a isso, a nova infraestrutura contará com novos tombadores que aumentará em 150% a capacidade de armazenamento dos grãos. A unidade promove o fortalecimento de diversas cadeias produtivas locais, desde fornecedores de matéria-prima até prestadores de serviços, ampliando a movimentação econômica em toda a região de Itaqui.

Com previsão de ser entregue em 2026, o projeto está em plena evolução com as obras de terraplanagem, da planta de beneficiamento de arroz e da subestação. O projeto estimula o crescimento da comunidade ao redor da operação, impactando positivamente diversas famílias e mantendo mais de 400 empregos diretos e 150 indiretos.

“O avanço desse projeto representa um marco no crescimento da comunidade local e reforça o compromisso da Camil Alimentos em contribuir com o desenvolvimento da região. Estamos reafirmando nosso compromisso com a transparência e o desenvolvimento sustentável dos locais onde estamos inseridos, sempre em sintonia com as necessidades da comunidade”, afirma Stella Natrielli, diretora executiva de Operações da Camil Alimentos.

Como parte de sua estratégia de inovação sustentável, a Camil Alimentos se consolida como referência em boas práticas ambientais ao integrar uma termoelétrica que utiliza a casca de arroz como matéria-prima para formação de energia, aproveitando 100% da biomassa gerada em sua operação de Itaqui (RS) e, agora, também na nova planta. Essa iniciativa reduz a dependência de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, aproveita o alto poder calorífico e a regularidade térmica da casca de arroz para a geração de vapor e energia. A busca por soluções sustentáveis em energia limpa é um dos pilares destacados no relatório de sustentabilidade da companhia.

SOBRE A CAMIL ALIMENTOS

Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a multinacional brasileira Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963 como uma cooperativa de produtores de arroz. Com uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, inovação de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, a Camil Alimentos atua hoje nas categorias de grãos, açúcar, pescados enlatados, massas, café e biscoitos.

Com operações no Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Equador e Paraguai, a empresa exporta para mais de 50 países. Em 2023, a Camil registrou uma receita líquida de R$11,250 bilhões, sendo detentora de marcas líderes de mercado e Top of Mind em suas principais categorias, como União (açúcar), Camil (arroz) e Coqueiro (sardinha).

Camil Alimentos edifica nova unidade industrial em Itaqui