Caixa integra mutirão de auxílio a empreendedores na Capital – A CAIXA participou, nos dias 23 e 24 de novembro, do Mutirão de Atendimento para Empreendedores Formais e Informais, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). A ação conjunta, promovida pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS) e Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS (SEDAIPE), impulsionou as ações realizadas pelo projeto Avança Mulher Empreendedora, que ganha amplitude por meio da participação de entidades como Receita Federal, Registro de Cartório Civil, Defensoria Pública do RS, Tribunal Regional Eleitoral, Procon, entre outras instituições gaúchas que prestam serviços relevantes à população.
No local, os participantes contaram com equipe especializada do banco para esclarecimentos e orientações sobre acesso e utilização do CAIXA Tem e demais aplicativos CAIXA, benefícios sociais, auxílios decorrentes da calamidade, além dos produtos e serviços do portfólio voltados ao segmento. Cerca de 2 mil pessoas buscaram atendimento nas instituições participantes ao longo dos dois dias de evento.
Avança Mulher Empreendedora
O projeto surgiu da parceria entre entidades gaúchas, públicas e privadas, que identificaram a necessidade de estimular o empreendedorismo feminino no estado, especialmente os pequenos negócios liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade social, bem como aqueles localizados em municípios atingidos pelos eventos climáticos. Entre as ações, estão previstas capacitações por meio de palestras, cursos de qualificação voltados ao desenvolvimento de pequenos negócios e incentivo ao empreendedorismo.
A iniciativa adere ao programa Acredite no Seu Negócio, lançado recentemente pelo Governo Federal, convergindo também com as ações do banco voltadas a concessão do microcrédito produtivo e orientado para a sustentabilidade dos negócios, com o intuito de fortalecer o empreendedorismo no país.
Procred 360
Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas (com faturamento de até R$ 360 mil ao ano) contam com o ProCred 360, uma linha de crédito especial, com juros diferenciados, podendo representar 50% a menos quando comparadas à prática de mercado para o segmento. De acordo com dados do Banco Central, as taxas médias aplicadas para microempresas ultrapassam 40% ao ano, enquanto a taxa máxima do Procred está em 15,75% ao ano.
Os usuários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) têm acesso ao microcrédito orientado, pelo programa federal “Acredita no Primeiro Passo”. Essa é uma linha focada especialmente nas famílias de baixa renda, trabalhadores informais e mulheres empreendedoras. Até o mês passado, a iniciativa contabilizou mais de 30 mil operações realizadas em 11 estados, sendo que as mulheres representam mais de 70% do público atendido.
Caixa integra mutirão de auxílio a empreendedores na Capital