Cacis fecha parceria para diminuir inadimplência em Estrela – Diante dos desafios do cenário econômico atual, manter valores a receber pode comprometer o capital de giro das empresas e ameaçar sua sustentabilidade financeira. Para auxiliar seus associados na recuperação de créditos, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela irá disponibilizar, nos próximos dias, um novo serviço de cobrança especializada.
A iniciativa será conduzida pela Portocob, empresa com ampla experiência na área, e tem como objetivo recuperar valores em aberto de forma profissional e, preferencialmente, amigável. Segundo a direção da Cacis, o serviço começa com a visita de um consultor à empresa interessada, que irá analisar a situação de cada cliente inadimplente e identificar os limites de negociação definidos pelo credor. A partir dessas informações, a equipe da Portocob dará sequência ao processo de cobrança.
Caso não haja acordo na etapa extrajudicial, e havendo concordância da empresa contratante, o processo poderá seguir para a esfera judicial.
Índice de inadimplência no município
Os índices de inadimplência em Estrela estão abaixo das médias estadual e nacional, e vêm apresentando queda nos últimos 12 meses – mesmo com os impactos das enchentes. Entre pessoas físicas, o índice em abril de 2025 ficou em 27,7%, levemente acima dos 27,2% registrados no mesmo mês de 2024. No Rio Grande do Sul, o índice chegou a 34,3% (ante 32,6% em 2024), enquanto no Brasil foi de 33% (31,7%).
No caso das pessoas jurídicas, Estrela registrou índice de 10,7% em abril de 2025, uma melhora significativa em relação aos 13,6% do ano anterior. A média estadual ficou em 14,2% (14,3% em 2024), e a nacional em 11,4% (12,4%). Apesar dos números favoráveis, a Cacis acredita que há espaço para avanços. O novo serviço visa justamente apoiar as empresas locais na recuperação de receitas que hoje permanecem estagnadas.
Cacis fecha parceria para diminuir inadimplência em Estrela