Bom Princípio lança embalagens e projeta ampliar vendas – Uma das maiores fabricantes de chimia da América Latina, a Bom Princípio Alimentos prepara o lançamento de novas embalagens do tradicional doce de frutas. O produto agora também está disponível em 250g para os sabores de Morango, Uva, Figo, Goiaba e Abóbora com Coco.
A novidade faz parte das comemorações do Dia Estadual da Chimia, celebrado em 31 de agosto. A empresa espera que a introdução dessa linha aumente as vendas em 10%, contribuindo para o objetivo de crescimento anual de 30%.
“Observamos a necessidade de atender os consumidores que não fazem uso diário da chimia. A ideia é realizar a entrega de uma embalagem na mesma gramatura das geleias, visando cativar ainda mais o público que já gosta das nossas chimias, mas não a consomem diariamente e também, chegar de forma mais forte para quem ainda não experimentou os nossos produtos”, destaca o Marcelo Altenhofen, Gerente de Marketing da marca.
História da Bom Princípio
A Bom Princípio Alimentos iniciou a sua trajetória com a produção de chimia de uva. Hoje, a linha do doce de frutas conta com 12 sabores. São eles Uva, Abacaxi, Abóbora com Coco, Melado de Cana, Banana, Doce de Cana, Figo, Goiaba, Maçã com Canela, Mamão, Morango e Pêssego. Além das novas opções de 250g, as demais embalagens variam de 400g a 4,8kg, atendendo diferentes perfis de consumo.
Para Marcelo, o Dia Estadual da Chimia é uma celebração das tradições gaúchas e da afetividade associada ao produto. A empresa, em parceria com a Deputada Patrícia Alba, foi precursora na criação desta data, destacando o orgulho cultural e a importância histórica da chimia no Rio Grande do Sul. Este é o segundo ano consecutivo que a data é celebrada no Estado.
“Celebrar essa ocasião é uma forma de honrar nossas raízes e a tradição que este produto representa para tantas famílias. Esta data é ainda mais importante neste ano, em que se comemoram os 200 anos da imigração alemã no estado, pois foram eles que trouxeram o hábito de consumo da chimia para cá. A Bom Princípio Alimentos tem orgulho de fazer parte dessa história e de continuar inovando. Nosso compromisso é levar o sabor autêntico da chimia para mais lares, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sempre valorizando a qualidade e o trabalho dos nossos produtores”, finaliza Marcelo.
Expansão e Exportação
Em 2023, a Bom Princípio produziu cerca de 1.950 toneladas de chimia, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. A expectativa é continuar crescendo nos próximos anos, ampliando a presença no mercado e atendendo a demanda crescente.
O que já vem acontecendo, inclusive, para fora do Brasil. Apesar da chimia ser popular no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a companhia começou a exportar para Angola e Guiana, focando em mercados com escassez de frutas. Os sabores de Uva e Morango são os mais consumidos nesses países.
Impacto Social
A importância da chimia para a Bom Princípio Alimentos vai além do sabor e da tradição. Este doce é um pilar fundamental da economia da empresa e desempenha um papel significativo na sustentação de diversas famílias e comunidades. A empresa garante a compra de frutas de mais de 1000 famílias de produtores, gerando renda e sustentabilidade para essas comunidades.