Bom Princípio Alimentos comemora 1º Dia Estadual da Chimia

Bom Princípio Alimentos está entre as líderes na venda de Chimias e expande fronteiras com exportações para a Guiana.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Bom Princípio Dia Chimia
Bom Princípio Dia Chimia

Bom Princípio Alimentos comemora 1º Dia Estadual da Chimia. Dia Estadual da Chimia será celebrado pela primeira vez no dia 31 de agosto, próxima quinta-feira. Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa em novembro de 2022 busca enaltecer a tradição da culinária do Estado. 

A Bom Princípio Alimentos, com sede em Tupandi (RS) é uma das principais fabricantes de chimia da América Latina. Reconhecida pela diversidade de sabores nas chimias e geleias, a empresa ampliou recentemente a exportação para Guiana.

Essa primeira incursão no mercado internacional marcou a venda de 7,382 toneladas de chimias, nos sabores goiaba, abacaxi, morango e uva, além de 1.344 potes de creme de avelã. Essa iniciativa não levou apenas o sabor característico para fora das fronteiras nacionais, mas também impactou, diretamente, em mais de 69 mil consumidores no país vizinho.

“O Dia Estadual da Chimia já demonstra sua relevância ao impulsionar o reconhecimento e a apreciação da chimia como uma parte intrínseca da cultura. E a exportação do produto não é apenas uma oportunidade de negócios, mas também uma forma de compartilhar as tradições de uma região. Estamos orgulhosos em levar o sabor da chimia gaúcha para a Guiana e além. Essa é apenas a primeira etapa de nossa jornada internacional”, adianta Marcelo Carvalho, Head de Gestão Estratégica da empresa.

Dia Estadual da Chimia

A Bom Princípio vai comemorar o Dia Estadual da Chimia com o lançamento de uma campanha nas redes sociais e outras mídias, reforçando o conceito da Minha Chimia e o legado desse produto à cultura e a culinária do Estado. Atualmente, mais de mil famílias de produtores rurais fornecem frutas, legumes e outras matérias-primas para fabricação dos mais de 600 produtos, que a marca tem em seu portfólio, destacando também, a força do agronegócio e à dedicação dos fruticultores de todo o Brasil.

Origem da palavra que veio da região de Hunsrückisch, na Alemanha. A palavra chimia é um aportuguesamento de Schmier, conjugação do verbo alemão Schmieren, que significa “passar algo em outra coisa (por exemplo, passar manteiga ou geleia em uma fatia de pão).

A palavra alemã Schmier tem vários significados (por exemplo graxa, etc.) que não têm qualquer relacionamento com seu uso na culinária.

Não é correto designar a Schmier de geleia, pois a Schmier é mais consistente por ser produzida não só com o suco, mas também com o bagaço e, eventualmente, as cascas das frutas ou legumes utilizados.