Bibi investe em tecnologia para agregar mais competitividade

Projetos implantados promovem uma queda superior a 20% no tempo de produção dos calçados e acessórios.
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Bibi investe tecnologia para agregar mais competitividade

Bibi investe em tecnologia para agregar mais competitividade –  Uma das premissas da Bibi é a inovação, que busca se tornar cada vez mais competitiva no segmento de moda infantil, desenvolvendo soluções criativas e que auxiliam de forma efetiva as operações. A calçadista conta um programa chamado Ninho de Inovação que incentiva a contribuição de colaboradores, franqueados, fornecedores, clientes com novas ideias e sugestão de solução para os desafios do negócio.

O objetivo é tornar a Bibi a empresa mais inovadora em calçados infantis, fomentando novas soluções e desafiando os stakeholders a pensar em melhorias. No âmbito fabril, a empresa explora o conceito de indústria 4.0 para levar automação e tecnologia às linhas de produção localizadas em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA).

A Bibi avançou com a introdução de máquinas automatizadas e com operação verticalizada na fabricação de palmilhas internas nas linhas esportivas. Os maquinários contaram com desenvolvimento da engenharia de produção da empresa, em um processo de cocriação com fornecedores de ativo de capital e tecnologia. As máquinas possuem sistemas integrados de MES (Manufacturing Execution System), além de contar com sistemas integrados de sensorização e comunicação, permitindo a avaliação e intervenção na operação de forma remota. De forma automatizada, três máquinas produzem 10 mil pares de palmilhas por dia, com capacidade efetiva de aproximadamente 18 mil pares. A mesma tecnologia está sendo adotada no parque fabril de componentes nos equipamentos de injetoras de termoplásticos e termofixos, e nas linhas de produção de cabedais com alta frequência, dentro de um projeto de modularização, conduzido pelo gerente de Engenharia da Bibi, Milton Walker.

“A modularização na indústria em geral, ainda é um conceito pouco difundido. Está mais presente na indústria automobilística, que a partir da visão industrial sul-coreana, adotou um sistema que permite o desenvolvimento de produtos diferentes, com processos similares, elevando a eficiência da produção e melhorando o fluxo de produtos no tempo e no espaço, contribuindo para o atendimento mais rápido da demanda e maior flexibilidade da fábrica”, revela Rosnaldo Inácio da Silva, diretor de operações e competitividade da Calçados Bibi.

Outra novidade foi o projeto de tintometria, que consiste no processo de medir e misturar tintas para obter a cor desejada, envolvendo a utilização de equipamentos específicos, como dispensadores automáticos, que permitem a combinação precisa de pigmentos e bases de diferentes tonalidades. Na área de expedição, uma nova embaladora promoveu uma redução de 80% nos custos.

“Buscar competitividade dentro das áreas industriais passa por trazer ao mercado novidades constantes, preços atrativos e modelos que atendam as crianças de 0 a 9 anos. Nosso desafio é fazer com que as unidades encontrem meios de tornar o processo cada vez mais otimizado, além da escolha constante de elevar a eficiência nos processos”, explica Rosnaldo Inácio da Silva.

Atualmente, a marca conta com uma rede de franquias com mais de 150 lojas, sendo 21 delas internacionais, além de exportar para mais de 60 países e estar presente em 3 mil multimarcas em todo o Brasil. Nos últimos anos, a rede também investiu na compra de novos equipamentos seguindo o conceito de Indústria 4.0, que visa levar automação e tecnologia para as linhas de produção.

Bibi investe em tecnologia para agregar mais competitividade