Aluna gaúcha está na final do campeonato mundial da criatividade nos EUA

Maria Eduarda da Silva, de Cachoeirinha, foi a primeira colocada na seletiva brasileira dos alunos mais criativos do mundo realizada pela Adobe.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gaúcha mundial criatividade EUA

Aluna gaúcha está na final do campeonato mundial da criatividade nos EUA – A aluna gaúcha Maria Eduarda da Silva, que tem 21 anos e mora em Cachoeirinha, foi a primeira colocada geral da seletiva brasileira do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, o campeonato mundial dos alunos criativos com tecnologias Adobe Illustrator ou Photoshop, que aconteceu dia 23 de março no Brasil com provas simultâneas em São Paulo, Paraná, Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Paraíba, Goiás e Mato Grosso do Sul. Formada em Comunicação Visual pelo SENAI Artes Gráficas, onde atualmente estuda Design Digital, Maria Eduarda trabalha como designer no SENAI de Porto Alegre, onde foi medalhista de prata na ocupação de Design Gráfico na competição nacional WorldSkills 2023.

Maria Eduarda concorreu com outros 152 alunos, de 16 a 22 anos, representando 15 estados brasileiros e, para chegar à disputada final mundial do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, que reunirá mais de 80 países com prêmios de U$ 2 mil a US$ 8 mil, mais entradas para a Disneyland para todos os finalistas, ela teve três horas para desenvolver um projeto para a ONG Grupo Brasil Vida, que desde 1997 atua nos direitos das pessoas idosas. As áreas de atuação e as necessidades da ONG foram o contexto para a criação das campanhas para as redes sociais e todos os trabalhos foram oferecidos gratuitamente à ONG.

A segunda colocada na etapa brasileira da competição, a paulista Manuela Pellegrini Tadeu, de 20 anos, vai acompanhar Maria Eduarda na final nos Estados Unidos, já que a seletiva de cada país seleciona dois representantes. “A Seletiva Brasil 2024 teve um nível bastante alto, com trabalhos de grande qualidade e criatividade. Certamente estaremos muito bem representados em julho, em Los Angeles”, comentou Rodrigo Arndt, Head da Adobe Brasil para Digital Media, sobre a etapa brasileira da competição.

“Agora começamos todo um trabalho de preparação do nosso time, desde processos burocráticos como passaportes e vistos, até uma verdadeira preleção para que cheguemos aos EUA competitivos e mantenhamos nosso destaque internacional, já que o Brasil só participa da competição há três anos e sempre esteve no pódio entre os três primeiros colocados”, explica Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP & Multimídia que foi quem trouxe para o Brasil a competição que já acontece há 4 anos com participação brasileira, e que começou internacionalmente em 2009.

 

Brasil já faz história na competição

O Brasil tem feito bonito no Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, evento que acontece há 15 anos, estando sempre entre o Top 3 mundiais desde que começou a participar com sua primeira seletiva em 2021. Já na estreia na competição, Gustavo Oliveira, de Goiânia (GO), foi o vice-campeão mundial entre representantes de 80 países. Feito repetido no segundo ano de participação brasileira quando Manoela Campos, de Porto Alegre (RS), também foi vice colocada geral. E ano passado o Brasil conquistou mais um pódio, desta vez com Egberto Oliveira, de Maceió (AL), na 3ª posição geral da competição entre 164 criativos de 82 países.

 

Gaúcha mundial criatividade EUA