ADAMA contrata TOTVS para consultoria estratégica em ESG

O objetivo é trazer visibilidade sobre riscos, oportunidades e cenários comparativos para o negócio em Sustentabilidade
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Lydia Damian, líder em Sustentabilidade da ADAMA no Brasil

ADAMA contrata TOTVS para consultoria estratégica em ESG. Com investimentos crescentes nos últimos anos em ações de sustentabilidade, a ADAMA (leia-se ADAMÁ), líder em proteção de cultivos, se prepara para uma nova fase no pilar ESG com a contratação da TOTVS Consulting, braço de consultoria da multinacional brasileira considerada a maior empresa de tecnologia do Brasil.

O primeiro passo do processo vai envolver uma ampla consulta com stakeholders da ADAMA (colaboradores, distribuidores, cooperativas, agricultores, órgãos ligados à agricultura, ambientalistas e pesquisadores) para traçar um diagnóstico da maturidade da companhia visando oportunidades de melhoria.

Nomeada no ano passado como líder da frente de Sustentabilidade da companhia, Lydia Damian, gerente sênior de Comunicação da ADAMA, formou ainda em 2022 um comitê especial para a discussão e acompanhamento de ações ESG. “Neste ano passamos para uma nova etapa da jornada de sustentabilidade da ADAMA, escutando nossos públicos de relacionamento, colocando em prática nossa promessa de marca e assumindo compromissos. Por isso, a parceria com uma consultoria especializada na área se torna fundamental”, afirma Lydia.

De acordo com Marco Cafasso, diretor da TOTVS Consulting, entrevistar pessoas e entidades ligadas à ADAMA e ao setor no qual a companhia atua é fundamental neste processo. “Este é o primeiro passo neste trabalho, um diagnóstico da maturidade da companhia para construir uma agenda ESG na direção da redução de riscos para todos os seus stakeholders, ao mesmo tempo que potencializa oportunidades e maior resiliência para o negócio”, declara o executivo.

Com o diagnóstico pronto, será possível definir as ações prioritárias da ADAMA em ESG, ou seja, um plano de ação, com definição de estratégias para a companhia. O papel fundamental da consultoria na área será o de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio que integrem as questões ambientais, sociais e de governança corporativa à estratégia da empresa, reduzindo riscos e potencializando oportunidades. “O que podemos garantir é que iremos intensificar nossa atenção em ações sustentáveis, definir metas claras e mensuráveis, principalmente no curto e médio prazos, que incluem 2023, 2024 e 2025”, afirma Lydia, que reforça que, assim, será possível fazer um acompanhamento estruturado e aprofundado de resultados para que a companhia evolua.

A Sustentabilidade tem ganhado cada vez mais peso nos negócios da ADAMA de forma global e, nesse sentido, a companhia continua a se adaptar para ajudar a enfrentar os desafios das mudanças climáticas e a crescente crise mundial de alimentos. Juan Valero, head global de Sustentabilidade da ADAMA vem conduzindo ações com os países e o Brasil, com grande representatividade nos negócios da companhia, é um dos focos.

O País apresenta portfolio cada vez mais sustentável, seja na composição de formulações inovadoras com componentes mais amigáveis ao ambiente ou na alta concentração de um ingrediente ativo, que contribui para o menor uso de embalagens e, portanto, menos água na limpeza das mesmas, por exemplo, que exigem tríplice lavagem.

“Além da alta tecnologia e inovação de nossas formulações, com diversos lançamentos no último ano, em fungicidas e herbicidas e biossoluções, a ADAMA no Brasil, e no mundo, trabalha na redução consistente de uso de recursos naturais e emissão de gases de efeito estufa nas operações com metas desafiadoras”, enfatiza Lydia.

A head de Sustentabilidade no Brasil ressalta ainda que a consultoria da TOTVS trará visibilidade sobre riscos, apoiando todo o trabalho que já é feito, e oportunidades e cenários comparativos para o negócio em Sustentabilidade.

ADAMA TOTVS ESG

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.

Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem.

Nos últimos 5 anos, a companhia investiu mais de R$2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender de maneira cada vez mais especializada empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no “Brasil que FAZ” e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina.

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.