Acil promove primeira RA na sede da entidade após enchentes – Duramente atingidas pelas enchentes de maio de 2024 e setembro de 2023, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) retomou na quarta-feira, 27, as tradicionais Reuniões Almoços no salão social da entidade. Promovido em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari e o Sebrae-RS, o evento teve como palestrante o especialista em competitividade setorial do Sebrae RS, Roger Klafke, que abordou as oportunidades do mercado de alimentos.
Presidente da entidade, Joni Zagonel reforçou o simbolismo do retorno das RA’s para o salão de eventos da entidade. “É uma satisfação receber nossos associados e palestrante para essa primeira reunião-almoço novamente na nossa casa. Após 223 dias, voltamos a sediar aqui nossos tradicionais encontros”, pontuou. Zagonel também ressaltou a parceria com o Sebrae e o APL na oportunidades de qualificação para um segmento estratégico na região. “A atuação do APL Alimentos e Bebidas tem sido de grande importância para consolidar o Vale do Taquari como uma região produtora de alimentos de qualidade. Precisamos agora, cada vez mais, unir forças e movimentar os empresários para sermos também referência em inovação.”
Roger Klafke iniciou sua explanação abordando as tendências de consumo, com forte crescimento do mercado de produtos saudáveis e ricos em vitaminas. “As pessoas estão cada vez mais pesquisando sobre alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e que ofereçam mais qualidade de vida”, aponta. Segundo ele, as empresas de alimentos e bebidas precisam acompanhar o timming do mercado e adaptarem seus produtos para melhor atender o público. “Há uma pesquisa que revela que 71% da população fez mudanças no consumo de alimentos. Hoje eles buscam alimentos naturais, sustentáveis, orgânicos e priorizam os que são produzidos por empresas locais.
Entre as tendências que devem nortear o trabalho da indústria de alimentos e bebidas, além de produtos que promovem saúde e do bem-estar, não se pode deixar de lado o sabor. “Os produtos devem atender às expectativas do público”, destaca. Klafke ressalta a relevância de ter um selo de origem, comprovando ser um produto que respeita as práticas sustentáveis da localidade. “Também é fundamental ter um preço acessível para que possa ser adquirido por todos e, por fim, ser um produto conveniente, que o consumidor possa ter acesso facilitado e encontre com facilidade em pontos físicos e digitais.”
No fim do evento, o presidente da Acil, Joni Zagonel, e a coordenadora do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, Aline Eggers Bagatini, participaram de um bate-papo com Klafke, que também respondeu perguntas do público.
Acil promove primeira RA na sede da entidade após enchentes