Acil traz professor da ESPM e analisa mudanças no consumidor

Artur Vasconcellos foi o palestrante da reunião-almoço na quarta-feira (28). Encontro na Acil apresentou formas de as empresas se reinventarem e permanecerem fortes no mercado.
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Acil ESPM consumidor
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Acil traz professor da ESPM e analisa mudanças no consumidor.  “Atualmente, no mundo dos negócios, quem não se adapta não sobrevive.” A afirmação foi feita nesta quarta-feira (28) pelo professor e coordenador dos cursos de MBA e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Artur Vasconcelos, ao defender a importância das empresas estarem preparadas às mudanças de comportamento dos consumidores. Ele foi o palestrante da reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com a ESPM.

Abordando o tema “Tendências de consumo e ambiente de negócios”, o palestrante apresentou cases e comentou sobre as transformações que vêm acontecendo e impactando a forma de consumo das pessoas.

A presidente da Acil, Graciela Ethel Black, falou que o tema abordado pelo professor é de extrema importância para que os empresários avaliem a condução dos seus negócios. “A observação ativa e permanente dos movimentos da economia e do comportamento dos consumidores é fundamental para identificar as tendências que estão mudando a realidade dos negócios” destacou.

Da ESPM, palestra na Acil analisa mudanças no consumidor

Vasconcelos enfatizou que as empresas devem, cada vez mais, buscar informações sobre as mudanças no mercado e, acima de tudo, moldarem os seus negócios para os novos tempos. “Para todo o tipo de negócio, é importante saber como o cliente toma suas decisões. O que influencia e o que é decisivo para ele na hora de optar por um determinado produto ou serviço”, acrescentou.

Segundo o professor, as marcas que desejam estar fortes no mercado devem sempre estar em sintonia com os desafios do tempo. “Seja na questão política, economia ou nas transformações tecnológicas que a inovação nos traz. O importante é que os negócios sempre estejam surfando na onda do momento”, afirma.

Uma das principais mudanças dos consumidores, de acordo com Vasconcelos, é em relação ao aumento dos recursos de inteligência artificial. Para ele, a inovação deve ser utilizada para otimizar os processos e auxiliar as empresas, mas ainda assim é necessário o olhar humano. “A inovação não deve ser olhada como modismo, mas sim como uma necessidade para as nossas empresas, pois aquelas que não aceitarem as mudanças, em breve estarão fora do mercado”, pontua.

Professor da ESPM falou da humanização

Vasconcellos reforçou também a necessidade de as marcas colaborarem com causas sociais que estejam ligadas a sua essência. “As empresas precisam trabalhar com a chamada ESG e, acima de tudo, apoiarem as questões sociais do local onde elas estão inseridas, pois essas são atitudes de marcas fortes”, frisou.

Segundo o professor, os consumidores hoje buscam mais experiências na hora de consumir, e elas podem ser oferecidas de diversas formas, sem perder a característica das marcas. “Negócios são pessoas. As marcas precisam entender que os consumidores hoje querem um contato mais próximo e afetivo e é isso que diferencia uns dos outros”, declarou.

Marketing

De acordo com Vasconcellos, todos esses pontos são necessários para oferecer a melhor jornada para os clientes. “O marketing está preparado para isso, entender como está o comportamento do consumidor e, com isso, traçar as melhores estratégias para tornar os negócios diferenciados”, explicou.

O professor encerrou sua exposição destacando que as marcas precisam ser pioneiras ao entender as verdadeiras necessidades das pessoas. “É possível inovar em qualquer tipo de produto ou serviço, basta estudar e pensar em soluções que podem, além de ajudar o seu público, torna-lo diferente no mercado”, encerrou.

Ao final do evento, a vice-presidente de Desenvolvimento Executivo da Acil, Betina Durayski, e a diretora de Comunicação da entidade, Jaqueline Hartmann, interagiram e conduziram as perguntas do público ao palestrante.

As Reuniões Almoço de 2023 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Cooperativa Certel, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fruki Bebidas, Grupo Independente, Imojel Construtora e Incorporadora, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom Sonorização e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

 

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