80% dos consumidores preferem WhatsApp para contratar serviços – As mensagens diretas se tornaram a forma preferida para encontrar prestadores de serviços, com destaque para o WhatsApp – plataforma favorita dos brasileiros. Estudo divulgado pela Meta em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) mostra que 80% dos consumidores brasileiros utilizam as mensagens como primeiro e único contato quando o assunto é contratar um serviço ou comprar produtos.
Do outro lado, 73% das empresas afirmaram que tiveram aumento no número de demandas ao começar a apostar em plataformas de mensagens, como o WhatsApp ou via outras redes sociais. Para Anderson Nery, fundador da startup Robozin, a confiança do brasileiro com empresas aumenta quando há uma resposta rápida, sem enrolação e com interação direta.
“Quando o problema é urgente, como uma pane elétrica em casa, ou para encontrar uma diarista disponível, é preciso agilidade. A mensagem direta cria essa conexão, gerando mais confiança. Se o profissional responder rapidamente, é certeza de que o serviço será contratado e realizado com eficiência”, explica Anderson.
Com 90% das pessoas utilizando WhastApp, faz sentido que as mensagens instantâneas comecem a ser utilizadas para encontrar soluções até para problemas domésticos simples, como a troca de um sifão de pia, por exemplo. Anderson lembra que o WhatsApp cobre 99% dos brasileiros conectados, o que facilita a comunicação e justifica as mais de 600 milhões de mensagens trocadas diariamente:
“As mensagens são uma resposta ao excesso de propagandas digitais, que causam fadiga digital para 48% dos usuários. São tantas propagandas e banners que qualquer tentativa de entrar em contato em um momento crítico irá se transformar em demora. Os consumidores querem uma comunicação imediata, mais personalizada e direta com quem vai resolver o problema”, finaliza o especialista.
Sobre a Robozin
Primeiro assistente de serviços via WhatsApp do Brasil, a plataforma Robozin é capaz de intermediar conversas com inteligência artificial e conectar consumidores com prestadores de serviços. A tecnologia conversa com o cliente para entender qual é o problema e qual profissional pode resolver. Só depois de interpretar e confirmar a solução desejada, o sistema procura e encontra profissionais perto e disponíveis para o trabalho.
80% dos consumidores preferem WhatsApp para contratar serviços