6º Fórum da Pecuária aborda rentabilidade do setor de leite e carne – Mais de 250 produtores estarão reunidos durante o 6º Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos Altitude do RS para discutir como ganhar mais produzindo carne e leite. O evento, que ocorre no dia 25 de setembro, no salão de Ilhéus/Dallagno, em Vila Seca, distrito de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, faz parte de uma ação do Projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários dentro do Programa Juntos para Competir, da Farsul, SENAR e Sebrae RS.
O evento é direcionado a pecuaristas de toda região. Em 2023, o Fórum reuniu cerca de 200 produtores rurais, técnicos de diversas entidades e estudantes da Escola Família Agrícola (EFASERRA). Durante o fórum, também serão abordados temas como sucessão rural na pecuária de corte e leite e valorização do patrimônio nas propriedades rurais a partir de investimentos que geram maior qualidade e produtividade.
A crise da cadeia leiteira no RS tem se tornado mais aguda, principalmente após os alagamentos de Maio. Nos últimos dez anos, a cadeia leiteira do Estado perdeu cerca de 50% de seus produtores. Os baixos preços, consequência, em parte, do crescimento das importações de lácteos, o aumento dos custos de produção e as secas registradas levaram milhares de criadores de gado de leite a abandonar a atividade.
O 1º Fórum da Pecuária foi realizado em 2015, também no salão de Ilhéus/ Dallagno, e vem se consolidando como um dos principais espaços de debate e informação técnica sobre pecuária na região dos Campos de Cima da Serra. Desde então, participam produtores rurais de diversas localidades como Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Jaquirana, São Francisco de Paula, Canela, Antônio Prado, Campestre da Serra, Ipê, Muitos Capões, André da Rocha, Caxias do Sul, dentre outras.
6º Fórum da Pecuária aborda rentabilidade do setor