10º Reload Sindilojas reúne 250 pessoas em noite de qualificação

Evento promovido pelo Sindilojas Vale do Taquari teve como palestrantes a psicóloga, professora, mentora e treinadora de líderes, Nereida Vianna, e o especialista em Neurociências, Psicologia Positiva, Psic
10º Reload Sindilojas reúne 250 pessoas em noite de qualificação

10º Reload Sindilojas reúne 250 pessoas em noite de qualificação – Uma viagem interior em busca de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e comportamento vencedor. Essa foi a proposta do 10º Reload Sindilojas, que ocorreu na noite desta terça-feira (25) no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.

Sob o tema “Eu sou de Marte! E você quem é?”, o evento promovido pelo Sindilojas Vale do Taquari contou com a presença de cerca de 250 pessoas e teve como palestrantes a psicóloga, professora, mentora e treinadora de líderes, Nereida Vianna, e o especialista em Neurociências, Psicologia Positiva, Psicologia do Esporte e Comportamento Humano, Ronan Mairesse. Para embarcar rumo a esse destino, o público também foi recepcionado por dois “marcianos”, personagens que ainda coordenaram um flash mob de uma paródia da música “Descer pra BC”.

Presidente da entidade, Giraldo Sandri enalteceu a 10ª edição do Reload, que já é reconhecido pela descontração e que neste ano teve o objetivo de incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos; e desejou que todos saíssem melhores do que chegaram. Já a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, valorizou o tema do autoconhecimento, destacando que todos precisam parar e olhar para si para conseguir ir mais adiante: “Estejam abertos a se autoconhecer”, pediu.

Autoconhecimento

A programação da noite foi aberta por Nereida com a palestra “Exploração intergaláctica: um convite ao autoconhecimento”. Ela descreveu o mundo dinâmico e frenético em que vivemos e no qual muitas vezes nos sentimos como astronautas descobrindo novos desafios, afirmando que os diferentes contextos nos convidam as ser exploradores e que a única certeza que temos é a mudança. Para lidar com isso, temos dois caminhos: o da vítima e o do protagonismo.

Segundo a psicóloga, para ser protagonista é importante se autoconhecer, mergulhando em uma viagem interna frequentemente para perceber fortalezas, fragilidades, pontos fortes e sensíveis. O autoconhecimento leva ao recomeço, o que garante novos caminhos e atitudes mais assertivas. “A maneira como se fazem as escolhas muda todo o jogo. Não é o destino quem escolhe, somos nós”, declarou.

Sobre as alternativas para se autoconhecer, ela citou o feedback, a busca por ajuda, livros, relacionamentos e novos ambientes: “tudo isso nos faz refletir sobre quem somos”. Porém há ainda avaliações de perfis comportamentais, sendo que um deles foi aplicado com o público. Por meio de um exercício de perguntas com múltiplas escolhas, cada participante conheceu seu resultado individual, o qual apontou quatro diferentes personalidades: tubarão, águia, gato e lobo. Os quatros foram explicados e exemplificadas por Nereida, que também ressaltou a necessidade de se ter todos os perfis dentro das equipes de trabalho.

Para finalizar, ela citou algumas lições para fortalecer o autoconhecimento, dentre as quais o cuidado com os sonhos, o desenvolvimento de habilidades analíticas e o olhar para os obstáculos como se fossem oportunidades. “Precisamos fazer da nossa vida a melhor possível. Porque o tempo é raro”, concluiu.

Comportamento campeão

Com grande expertise na preparação de equipes de alta performance, Mairesse abordou “Mente de Campeão: como vencer em um ambiente dinâmico e incerto”. Sua fala iniciou com uma menção à tecnologia e o quanto ela tem levado à mediocridade mental, dando ênfase ao tema do momento: inteligência artificial (IA). Segundo o especialista, a IA vem para substituir processos e não pessoas, dando mais tempo para os relacionamentos. “Quem gosta de trabalhar com gente nunca vai perder o emprego. Aquilo que as pessoas sentem em relação a você é muito mais importante que o produto que você vende e o cargo que ocupa”, garantiu.

Ao falar sobre os problemas e dificuldades que surgem no cenário pessoal e profissional, ele reiterou: “Não é o que acontece contigo, é a maneira que você reage àquilo que acontece que vai definir o teu nível de sucesso”. Trazendo exemplos de grandes referências no esporte, como Ronaldo Nazário e Ayrton Senna, Mairesse apontou os hábitos dos campeões, dentre os quais a definição de objetivos específicos: “Quando faltar motivação, busque disciplina. Quando faltar motivação e disciplina, tenha honra”. Ele também comentou sobre a força que vem do propósito, pois “quando temos propósito é como se Deus estivesse ao nosso lado”, porém alertou para as duas certezas que temos: a de que sonhos são realizados e de que forças externas sempre vão agir contra.

Para potencializar a mente de campeão, Mairesse engrandeceu o poder do grupo: “Quando não temos os melhores recursos, temos que ter duas coisas: estratégia e trabalho em equipe”. Sobre o comportamento de campeão, ele assegurou: “Os verdadeiros vencedores você não conhece na vitória, porque na vitória tudo é fácil, é festa. Você conhece um campeão na derrota, na adversidade, na hora do problema, porque é nesse momento que todo mundo se une, planeja, executa e depois agradece. Se você quer ser um campeão, agradeça sempre, na vitória ou na derrota”.

10º Reload Sindilojas reúne 250 pessoas em noite de qualificação