Medicamentos genéricos atingiram mais de 40% de participação do mercado no RS, PR e SC

Estados da região Sul, consomem, se somadas, mais de 310 milhões de unidades nos últimos meses.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Medicamentos genéricos participação mercado

Medicamentos genéricos atingiram mais de 40% de participação do mercado em RS, PR e SC – Os medicamentos genéricos representaram 43,62% das vendas nas farmácias dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses. Em destaque, estão medicamentos como Losartana, Enalapril, Hidroclorotiazida, Paracetamol e Dipirona.

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), estes estados venderam mais de 310 milhões de unidades de medicamentos genéricos no último ano.

Medicamentos genéricos e a participação no mercado: destaques por Estado

Rio Grande do Sul: os medicamentos genéricos representam 47,98% das vendas totais de medicamentos.

Santa Catarina: registrou uma participação de 41,33% nas vendas de medicamentos genéricos.

Paraná: alcançou o marco de participação de 40,26% nas vendas de medicamentos.

“Os medicamentos genéricos são alternativas equivalentes aos medicamentos de referência, com os mesmos princípios ativos, doses e eficácia, mas geralmente a um custo menor. Este aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios dos medicamentos genéricos”, afirma Tiago.

A expansão contínua dos medicamentos genéricos no mercado contribui significativamente para a acessibilidade dos tratamentos médicos, oferecendo uma opção econômica e eficaz para milhões de brasileiros. A indústria farmacêutica e as autoridades de saúde continuarão a trabalhar em conjunto para promover o uso consciente e informado dos medicamentos genéricos, assegurando que cada vez mais pessoas possam ter acesso a tratamentos de qualidade a preços acessíveis.

Sobre a PróGenéricos

Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) congrega os principais laboratórios que atuam na fabricação e na comercialização desses produtos no país. Sem fins econômicos, a organização tem como missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil, através da consolidação e da ampliação do mercado de genéricos e de biossimilares.

Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no Brasil. Articulando-se com diversos setores da sociedade e com instituições públicas e privadas, a PróGenéricos canaliza as ações de suas associadas, promovendo e corroborando o debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país.

 

Destaque por unidades

1) Rio Grande do Sul – 136.870.794 mi de unidades

2) Paraná – 98.742.611 mi de unidades

3) Santa Catarina – 75.376.523 mi de unidades

Fonte: IQVIA FMB MAT Maio/2024

 

10 genéricos mais vendidos na região Sul (PR, SC e RS)

Molécula Local

LOSARTANA POTASSICA
ENALAPRIL MALEATO
HIDROCLOROTIAZIDA
PARACETAMOL
DIPIRONA SODICA
NIMESULIDA
SINVASTATINA
ATENOLOL
IBUPROFENO
DIMETICONA

 

Medicamentos genéricos participação mercado

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.