Busca por crédito registra queda em março, indica Serasa Experian

Pessoas que recebem mais de R$ 10.000 foram as que tiveram a queda mais acentuada no período (-7,4%).
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Busca por crédito registra queda em março, indica Serasa Experian – Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostraram que, em março de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023, houve uma redução de -5,6% na busca por recursos financeiros. O índice não registrou números positivos ainda este ano e o último foi apontado em dezembro do ano passado, após queda desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:

 

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar dos impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, a inadimplência ainda segue alta, o que dificulta a aquisição de recursos financeiros por parte dos consumidores. “O cenário atual exige planejamento e cautela, já que ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”.

 

Análise por renda mensal revela queda em todas as faixas

O levantamento ainda mostrou que, na análise por renda mensal, as pessoas que recebem mais de R$ 10.000 registraram a queda mais expressiva do período (-7,4%). Em seguida, estavam aqueles que ganham de R$ R$ 5.000 a R$ 10.000 (-7,0%), de R$ 2.000 a R$ 5.000 (-6,6%), de R$ 1.000 a R$ 2.000 (-5,9%), até R$ 500 (-5,6%) e de R$ 500 a R$ 1.000 (-4,9%).

Distrito Federal tem a maior baixa do país

As retrações foram observadas em 23 das 27 Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal, que registrou baixa de 16,4%. As UFs que se destacaram em março com índice positivo foram Sergipe (4,3%), Alagoas (2,6%), Rio Grande do Norte (1,4%) e Roraima (0,5%). Veja o detalhamento por UF abaixo:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

 

De acordo com o IBGE, o custo médio da construção no Brasil tem aumentado em cerca de 7% ao ano. Muitos desses aumentos estão relacionados a atrasos, retrabalhos e escolhas inadequadas de materiais, que podem ser evitadas com gerenciamento profissional.