Tassi Rohrig

Tassi Rohrig

Estratégia de Conteúdo e Gestão de Marcas

Para encantar o cliente é preciso navegar pelas exceções

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a arte de encantar o cliente se torna um diferencial estratégico para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. As empresas que se destacam são aquelas que, audaciosamente, não temem as exceções. Elas entendem que, para além de satisfazer, é preciso criar experiências memoráveis que façam os clientes se sentirem únicos e valorizados.

A política de “não às exceções” é, muitas vezes, um reflexo da busca por eficiência operacional. No entanto, empresas visionárias reconhecem que o verdadeiro valor está na flexibilidade e na personalização do atendimento ao cliente. As exceções não são vistas como empecilhos, mas como oportunidades.

Eu poderia citar o “exemplo dos exemplos” na arte de encantar o cliente, a Disney. Que com seu jeito único coloca o cliente no centro de tudo e empodera seus funcionários, permitindo que atuem como disseminadores de sua cultura.

Poderia ainda falar da Amazon e sua disposição em fazer exceções para garantir a satisfação do cliente. Um exemplo nítido é a sua abordagem com políticas de devolução. Clientes relatam ter recebido reembolsos completos sem a necessidade de devolver o produto com defeito.

O problema de citar cases como Disney e Amazon é que a régua fica tão elevada ao ponto de levar empresas menores a passarem longe de qualquer exceção. Mas o que é preciso notar aqui, é o fato de que ao tratar cada cliente como único, as empresas conseguem uma conexão emocional que vai além da transação comercial.

Outra importante questão é a rápida evolução de mercado, onde produtos e serviços tornam-se rapidamente comoditizados, neste caso o atendimento personalizado é um diferencial difícil de copiar.

Não esqueça que clientes encantados não apenas retornam, mas também se tornam promotores fervorosos da marca, compartilhando suas experiências positivas com outros. E o custo de aquisição de novos clientes pode ser reduzido.

Em suma, as empresas que trabalham para encantar o cliente, abraçando as exceções como parte de sua estratégia de atendimento, colocam-se em uma posição de vantagem competitiva. Elas demonstram que, mais do que transações, valorizam relações humanas, e é esse o segredo para conquistar não apenas a fidelidade, mas o coração de seus clientes.

 

Encantar cliente exceções

 

Encantar cliente exceções