Festa Nacional da Uva comemora os 150 anos de imigração italiana

Rainha Lizandra Mello Chinali e princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho acompanharão programação que conta com shows nacionais, gastronomia, jogos e comércio.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Festa Nacional da Uva comemora os 150 anos de imigração italiana – A 34ª edição da Festa Nacional da Uva dará início às comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha. Evento ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Neste ano, o evento terá como tema Caminhos e Lugares, em alusão ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875.

Além da exposição e distribuição de uvas, haverá mais de 400 expositores, agroindústria familiar, Vila dos Distrititos, com a Culinária Típica Italiana, Jogos Coloniais e inúmeras atividades culturais, como os tradicionais Desfiles Cênicos, com seis exibições (nos dias 15, 17, 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março) percorrendo a rua Sinimbu, no Centro da cidade, sempre às 20h.

Os Desfiles são gratuitos para a comunidade, sendo necessário pagar ingresso somente para quem optar em assisti-los nas arquibancadas. Os principais shows da Festa Nacional da Uva 2024 ocorrerão no Palco Principal (Arena).

Shows na Festa Nacional da Uva

No sábado, dia 17 de fevereiro, a “Boiadeira” Ana Castela, sensação do agronejo, estará no palco principal da Festa, com sucessos como “Pipoco”, “Nosso quadro” e “Solteiro forçado”. No sábado, dia 24 de fevereiro, é a vez da Festa receber o maior DJ da atualidade: Alok. Na mesma noite, o fenômeno do trap Filipe Ret.

Para encerrar os shows nacionais, a apresentação do sábado, dia 2 de março, unirá dois grandes nomes da música brasileira. O Raça Negra traz seu pagode com mais de 40 anos de história e sucessos, como “Ciúme de você”, “Cheia de manias” e “Cigana”, entre muitos outros. Já o sertanejo da dupla Bruno & Marrone é responsável por canções como “Dormi na praça”, “Choram as rosas”, “Boate Azul” e inúmeros sucessos em quase 40 anos de carreira.

Além da Arena, com shows de Ana Castela (17/02), Alok (24/02), Filipe Ret (24/02), Bruno & Marrone e Raça Negra (02/03), haverá ainda uma estrutura completa para receber inúmeros artistas durante os 18 dias de Festa. São dois palcos no Centro de Eventos e mais um palco na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul, que terão atrações simultâneas. Para assistir aos espetáculos na Praça Dante, não há cobrança de ingressos. Os shows dos outros dois palcos estão inclusos no valor do ingresso pago para acessar o evento (R$ 20). Já a Arena tem preços distintos.

Museu do Comércio estará aberto

A história do comércio de Caxias do Sul poderá ser revisitada no Museu do Comércio. O espaço, casa 9 da Réplica de Caxias do Sul, funcionará de segunda a sexta, das 14h às 20h, no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 11h às 19h.

Com a abertura em 2000, o local faz um resgate da história do comércio caxiense, sendo uma reprodução do Século 19 do modelo de Armazém de Secos & Molhados, que começou a se instalar na região em 1878. O museu conta com diversos artigos históricos, como móveis, ferraria, chapéus e até mesmo alimentos.

Para o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, o espaço na Festa também fará parte da celebração dos 70 anos do Sindilojas. “O Museu do Comércio resgata a história dos estabelecimentos comerciais em Caxias. Ao olhar para o passado e se deparar com o presente vemos o avanço que o setor teve. A criação do Sindilojas Caxias vai ao encontro dessa história, completando 70 anos em 2024, a entidade é uma marca do avanço e conquistas dos comerciantes”, destaca.

 

Atrações Diárias do Parque da Festa da Uva:

Degustação de Uvas – entrada do parque
Tirolesa – entrada do parque
Exposição de Uvas – Mezanino do Centro de Eventos
Praça das Cidades– Térreo de Centro de Eventos
Tendenza – espaço de Produção de Moda – Pavilhão 1
Inovação – espaço de tecnologia – Pavilhão 1
Hortiserra – espaço do Agronegócio – Pavilhão 1
Espaço da Agricultura Familiar – Pavilhão 1
Espaço das Vinícolas – Pavilhão 1
Praça de Alimentação : Piccolo Merendin, Piccolo Magnar e Piccola Città -Pavilhão 1
Vila dos Distritos – Mostra Cultural e Gastronômica da Cultura Italiana – Pavilhão 2
Espaço do Artesão Caxiense – Pavilhão 2
Palco Téti – Programação cultural infantil: espetáculos, oficinas e brincadeiras. Espaço da família – Pavilhão 2
Mirante da cidade com Degustação de Uva – Pavilhão 2
Monumento Jesus do Terceiro Milênio
Parque de Diversões – próximo ao Jesus do 3º Milênio
Feira Multissetorial – Pavilhão 2
Mostra de Orquídeas – Pavilhão 2
Vila das Cervejas Artesanais – Pavilhão 2
Réplicas da cidade de Caxias do Sul
Pic Nic nas Réplicas
Vôos de Helicóptero na entrada do Parque

 

Museu Festa Nacional Uva italiana 

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.