Novo Ministério do Empreendedorismo pode incrementar mercado de franquias – Nesta quarta-feira (17) foi sancionada a lei 14.816/24 que estabelece o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Tem por objetivo fortalecer políticas e projetos que tenham como foco pequenos e micro negócios, organizações produtivas locais e arte. Além disso, a pasta pretende também gerar incentivo ao microcrédito e tornar mais fácil o acesso a empréstimos financeiros.
Com criação em setembro de 2023, o novo Ministério do Empreendedorismo, além do mercado de franquias, pretende apoiar o cooperativismo e associativismo, apoiar a inclusão, dar visibilidade a pequenos empresários e estimular a força do empreendedorismo feminino. Hoje, as pequenas empresas contribuem com 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e geram 54% dos empregos formais no Brasil.
Ministério do Empreendedorismo e o mercado de franquias – O incentivo passa a ser uma excelente oportunidade para quem quer empreender e investir em um mercado em ascensão e que cresceu quase 12% no terceiro trimestre de 2023: o de franquias. “Um povo empreendedor como o brasileiro vai saber aproveitar muito bem as novidades que o Ministério do Empreendedorismo trará. As franquias são opções seguras e devem ganhar impulso nesse novo momento do país”, comenta Fernando Loureiro, consultor de franchising.
Ministério Empreendedorismo: mercado de franquias
Opções de negócios em franquias para quem quer empreender em 2024, com o apoio do novo Ministério:
Instituto Gourmet – O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializada em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades comercializadas em todo o país. A marca tem investimento inicial R$ 193 mil, faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de investimento em 19 meses.
Sonhagro – Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há 10 anos, com 60 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores de Norte a Sul do Brasil em 20 estados. Com investimento inicial a partir de R$23.790 mil, o faturamento médio mensal fica em torno de R$ 17.196,47 e o prazo de retorno do investimento é de 4 a 6 meses.
Love Gifts – A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a empresa se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Hoje a marca conta com mais de 70 franquias espalhadas por todo o Brasil e em 2022 alcançou a marca de R$16 milhões em faturamento. Para o modelo home based, o investimento inicial é de R$ 19.9 mil, o faturamento médio mensal fica em tono de R$ 15 mil e o prazo de retorno entre 12 e 18 meses.
Acuidar – Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado da franchising em 2020, contando hoje com 115 unidades inauguradas. A partir de R$34 mil de investimento, o faturamento fica em torno de R$60 mil mensal após 12 meses e R$300 mil mensais após 36 meses. O prazo de retorno fica entre 6 a 15 meses.
Espaço Make – Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10,00, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Com investimento inicial de R$120mil, o faturamento médio mensal previsto é de R$50 mil e a previsão de retorno do investimento é a partir do 12 mês.
Unhas Cariocas – Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. É possível investir a partir de R$180 mil, com o faturamento médio estimado em tono de R$80 mil e o prazo de retorno do investimento entre12 a 18 meses.
Escova Express – A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas. Atualmente com sete unidades no Sudeste e Centro-Oeste, a rede atende cerca de 3 mil clientes por mês. Com investimento a partir de R$200 mil, o faturamento médio mensal estimado é de R$50mil e o retorno de investimento em 18 meses.
Alergoshop – Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4. A rede conta com investimento inicial a partir de R$ 190mil, tem um faturamento mensal em torno de R$ 50mil e um prazo de retorno de investimento em torno de 18 a 24 meses.
SuperGeeks – A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias. A partir do modelo Standard, o investimento inicial é R$ 200mil, a lucratividade média entre de 20% a 30% e um retorno de investimento entre 28 a 36 meses.
Iopoint – A Iopoint desenvolveu uma solução que propõe um controle de gestão em um formato eficiente e rápido, fornecendo ao gestor exatidão, adicionando a certeza de local e horário e acima de tudo a garantia que seu colaborador está batendo o ponto.
Por meio de reconhecimento facial, a ferramenta traz benefícios como segurança na identificação dos funcionários, agilidade no registro de horários e facilidade de uso. Criada em 2019, a Iopoint hoje é uma rede de franquias que tem modelo de negócio 100% digital – e home based – com 16 unidades em todo o país e 50 mil usuários cadastrados. Com um Investimento total de R$ 70mil a expectativa de faturamento médio mensal estimado é de R$ 50.000,00 e o retorno de investimento em torno de 18 meses.
Prioridade 10 – É uma empresa que oferece variedade de produtos, com qualidade e preço baixo. A Prioridade 10 Franchising é um modelo de negócio de sucesso e é a maior rede de franquias de loja de departamento com preço popular do Brasil, ideal para empresários que querem investir no varejo. No formato de loja de departamento, o investimento Inicial é a partir de R$795 mil, tem uma rentabilidade de 18% a 22% sobre o faturamento líquido e um prazo de retorno de investimento de 18 a 24 meses.
Zé coxinha – Franquia de fast food, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo. O cardápio é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo. Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a marca está em constante crescimento. Hoje, conta com mais de 30 lojas na região sudeste do Brasil. A partir de um investimento inicial de R$120 mil, o faturamento médio fica em torno de R$600 mil/ano e o prazo de retorno do investimento entre 18 a 22 meses.
AlugaAÍ – A AlugaAí é uma startup brasileira que se destaca como pioneira no mercado de locação de veículos executivos e esportivos de luxo. Fundada em 2013, a empresa passou por uma reestruturação em 2020, consolidando sua posição no mercado e estabelecendo-se como referência em experiência ao cliente. Com uma frota exclusiva e metas de crescimento ambiciosas, a rede oferece oportunidades únicas para clientes e investidores no cenário automotivo de luxo no Brasil. A marca tem investimento inicial a partir de R$ 100 mil e um prazo de retorno de investimento em torno de 18 meses.
Funil de Vendas – A rede Funil de Vendas™ se destaca no cenário empresarial como pioneira, oferecendo uma metodologia exclusiva sendo referência em negócios. Além de inovação, a empresa registrou o termo “funil de vendas”, tornando-se uma força propulsora no setor de franquias. Seu diferencial inclui treinamento específico e é o único CRM no Brasil com Gamificação em vendas, posicionando-se como um dos maiores Softwares do mercado. Com investimento inicial de R$ 45 mil, o faturamento médio mensal fica entre R$ 35 mil a R$ 70 mil mensais ou de R$ 400 mil a R$ 800 mil ao ano. O prazo de retorno de investimento é de 3 meses.
Ministério Empreendedorismo mercado franquias