BNDES aprova R$ 32 milhões para conectividade de escolas públicas e áreas rurais

Previsão é levar novas conexões de internet banda larga para 2 mil residências e 24 unidades de ensino das regiões do centro, norte e noroeste gaúchos .
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O BNDES aprovou o financiamento de R$ 32 milhões para projeto que levará conexão de internet banda larga para 24 escolas públicas e 2 mil residências em áreas rurais do RS.

Os recursos aprovados pelo Banco provêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do qual o BNDES é agente financeiro, e serão destinados à construção de 410 km de rede de fibra ótica para as conexões das escolas e de 82 km de rede de alta capacidade, ligação entre o núcleo da rede (backbone) e sub-redes periféricas.

O projeto da Coprel Telecom prevê também a implantação de infraestrutura interna de internet nas 24 escolas com novas conexões e em outras 34 unidades de ensino, impactando ao todo 4.726 alunos em 58 estabelecimentos escolares de 33 municípios do estado.

A operação segue as condições de apoio do Programa BNDES Fust, com custo financeiro em Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do Banco, que é menor em financiamentos a projetos de provedores que incluam unidades de ensino em suas rotas de expansão.

“Com recursos do FUST, o apoio do BNDES à Coprel Telecom promoverá a expansão dos serviços de internet de alta velocidade para os produtores rurais e levará conectividade para mais de 4.700 alunos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social na região central do Estado do Rio Grande do Sul”, destaca o diretor de Desenvolvimento produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon.

“Tema considerado prioritário pelo Governo do Presidente Lula, a conectividade nas escolas permite o acesso a recursos educacionais online, desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e na preparação dos jovens para o mundo digital”, completa o diretor.

Os municípios onde há previsão de atendimento a escolas são Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Condor, Ernestina, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Joia, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Pontão, Quinze de Novembro, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Santa Cecília do Sul, São José do Herval, Sarandi, Selbach, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff. Além dessas localidades, o serviço da Coprel deve chegar a residências das de Espinilho Grande e Santo Antônio do Planalto.

Sobre o FUST – O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) foi criado pela Lei 9.998/2000, após a privatização do Sistema Telebrás. Tem como objetivos estimular a expansão, melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, reduzir as desigualdades regionais e estimular o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade para promoção do desenvolvimento econômico e social. Atualmente, o BNDES é o único agente financeiro habilitado a aplicar recursos do Fundo.

Sobre a Coprel Telecom – A empresa atende atualmente mais de 47 mil clientes das regiões do centro, norte e noroeste gaúchos e integra a Coprel, cooperativa criada em 1968 para eletrificação rural da região do Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul. O grupo hoje atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização de energia e telecomunicações.

 

BNDES escolas áreas rurais