Índices solares extremos: óculos de proteção UV são imprescindíveis 

Depois da incidência máxima de raios ultra violetas em dezembro, especialistas alertam para proteção dos olhos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Índices solares extremos: óculos de proteção UV são cada vez mais imprescindíveis – Proteção dos olhos é tão importante quanto a da pele para evitar doenças relacionadas ao sol. Em dezembro, conforme a MetSul, os raios ultra violetas atingiram níveis máximos no Sul do Brasil.

Especialistas orientam evitar a exposição prolongada ao sol e sempre usar proteção à pele e aos olhos. Óticas registram aumento na procura por óculos e lentes escuras durante o verão, no entanto, é preciso alguns cuidados. 

O uso de óculos de sol deve vir com procedência, onde se pode comprovar a real proteção UV. É o que alerta o Gestor das lojas Mercadão dos Óculos no RS, Vilson Brauwers. “O grande risco está na compra de óculos falsificados. Os mesmos escurecem, mas não tem a devida proteção, o que agrava a ação dos raios ultra violetas, se tornando o maior risco para a visão.”  

Dirigir é outro fator que requer atenção. Para quem está em atividades ao ar livre e ainda precisa de grau, há óculos de sol específicos. O modelo solar que o cliente escolher, terá também em suas lentes o grau que ele precisa para todas as suas atividades. 

Uma nova possibilidade que está bastante na moda, os modelos CLIP’ON, uma armação que permite colocar as lentes solares sobre o óculos de grau, tendo assim um modelo 2 em 1. Espacialista afirma que outro cuidado é em relação às lentes de contato não devem ser utilizadas junto às piscinas e ou locais de banho.

Gestor das lojas Mercadão dos Óculos RS, Vilson Brauwers

Doenças evitadas com uso de óculos solares UV

Conforme o Centro de Olhos do Rio Grande do Sul, a irradiação solar pode causar doenças como catarata, Degeneração Macular, fotofobia, conjuntivite e ceratite de exposição e outros sérios problemas de visão.

Muitas pessoas tiveram catarata pelo costume de pegar sol sem óculos escuros com proteção UVA/UVB. A incidência dos raios ultra violetas aos olhos pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina. Dessa forma, fotofobia, conjuntivite e ceratite de exposição podem surgir após se submeter prolongadamente a essa radiação.

A catarata e a Degeneração Macular causam a perda total da visão. Medicina dos olhos indica não só o uso de óculos escuros em dias claros, com sol intenso, mas sempre, já que os raios estão presentes até mesmo em dias nublados.

 

Óculos solares para proteção UV

Qual recomendação para quem precisa dirigir, trabalhar na rua?

Mercadão dos Óculos – Neste caso sempre o óculos de sol com proteção UV comprovada e de preferência com tratamento polarizado. Portanto, uma proteção a mais que retira o brilho excessivo das superfícies, gerando mais nitidez e segurança. Quando falamos de estrada eles fazem toda a diferença. Uma dica legal é que esses modelos são ideais para quem quer ter uma vantagem na hora da pesca, pois permite uma melhor visualização dos peixes na água.

Como é o atendimento do Mercadão dos Óculos?

Mercadão dos Óculos – Existem equipamentos para fazer a comprovação da proteção UV das lentes, equipe com preparo técnico para explicar os diferentes tratamentos e proteções de acordo com o que faz sentido para cada cliente. Existem modelos solares a partir de R$99,90, com proteção comprovada, diversidade grande de lentes e também modelos polarizados. Para quem precisa de grau, vale a pena conferir as possibilidades.

 

óculos solares proteção UV

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.