Santa Cruz do Sul – Mercadão dos Óculos valoriza a economia prateada. A inserção nas comunidades e especialização no atendimento são as principais estratégias adotadas pela rede Mercadão dos Óculos. Por isso, com atendimento personalizado e produtos especializados, a marca valoriza a chamada “economia prateada”, formada por pessoas com 60 anos ou mais.
Gestor das lojas no estado, Vilson Brauwers, afirma que cerca de 65% dos clientes da rede fazem parte do público 60+. “O que define a alta venda ao público da ‘economia prateada’ é a especialização no atendimento e os produtos exclusivos.”
No entanto, de acordo com Brauwers, a inserção em eventos e ações da comunidade também são fundamentais para o crescimento da rede. Cita como exemplo, as unidades de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que utilizam as feiras e eventos como Oktoberfest e bailes de Kerb para divulgar a marca.
Entretanto, a vendedora na unidade do Centro de Santa Cruz do Sul, Jaína Dihel ressalta ainda a importância de manter uma linguagem assertiva com o público 60+ de cada região. No caso do município de colonização alemã, compreender o idioma representa grande vantagem. “Eu aprendi a falar em alemão, então consigo me comunicar de forma clara e entender as necessidades dos clientes.”
O bom atendimento conquistou a confiança do funcionário público Régis Haas, que recebeu a indicação de ir Mercadão dos Óculos após passar por experiências ruins em outras óticas. “Chamou atenção o atendimento, pessoas qualificadas que têm o conhecimento que eu esperava.”
Mercadão dos Óculos: preferências do consumidor na economia prateada
O consultor de vendas Hiago de Freitas Pereira trabalha há três anos na unidade do centro de Santa Cruz do Sul. Durante este tempo, percebeu que a partir dos 60 anos, o interesse dos clientes é a busca por uma qualidade superior. “Utilizam óculos há mais tempo, portanto buscam maior conforto e adaptação”.
A preferência por produtos com maior tecnologia é latente, principalmente em clientes que trabalham na produção agrícola. Entre as características mais procuradas estão lente multifocal, anti reflexo mais forte e tratamento fotocromático, para atenuar os raios solares.
Contudo, a equipe de Santa Cruz do Sul é formada por Josiane Raquel Gass, Eloisa Ftantz, Jaíne Nathália Diehl, Rodrigo Melo Rezende, Suzana Stein Haas e Hiago de Feitas Prereira.
“Temos uma estratégia focada no 60+”
Valores do RS – Qual o diferencial para atender a chamada “economia prateada”?
Vilson Brauwers – O atendimento técnico que é treinado semanalmente para a correta recomendação e a explicação das lentes. A preocupação com a adaptação e segurança do paciente é o nosso principal foco e temos a meta de alcançar 100 % de adaptação em multifocais
Valores do RS – Como o Mercadão dos Óculos se tornou uma marca consolidada?
Vilson Brauwers – Com trabalho correto. Visamos sempre transparência com quem está confiando em nosso trabalho além de preço justo. Estamos completando 100 lojas só no estado e nosso poder de negociação é grande com os fornecedores.
Valores do RS – Quais os produtos, serviços e marcas oferecidos pela empresa ?
Vilson Brauwers – Temos uma ampla variedade de óculos de sol, femininos, masculinos e infantis flexíveis (resistentes a quebra), inclusive com a tecnologia de polarização das lentes (solares, mais confortáveis e confiáveis para dirigir), armações de diversas marcas, lentes de contato e lentes das marcas Zeiss, Eurolux, Hoya e Varilux. Marcas como Rayban, Arnette, Armani e Exchange fazem parte do grande portfólio da rede.