ADVB/RS revela vencedores da edição histórica do TOP de Mkt – A ADVB/RS anunciou, na noite desta quinta-feira (26/10) os vencedores da maior edição de todos os tempos do TOP de Mkt — que bateu o recorde histórico de mais de cem cases inscritos. De volta ao Teatro do Bourbon Country, a premiação mais aguardada pelo mercado reuniu, mais uma vez, profissionais e as organizações que se destacam pelas boas práticas de marketing e vendas e que através de décadas vêm inspirando todo o Rio Grande do Sul. E a grande novidade desta edição foi a visibilidade estendida aos mais de 60 finalistas, com a revelação dos nomes dos ganhadores somente na hora, tendo como objetivo inspirar outras organizações a compartilharem suas ações relevantes com a sociedade. Além disso, a Casa Menino Jesus de Praga, Melnick Arcadia e Melnick foram reconhecidas com as distinções Ouro, Prata e Bronze, respectivamente, concedidas às empresas com maior pontuação.
Dentre as mais de 30 categorias concorrentes, destaque para as de Branding, Iniciativas em ESG e Trade Marketing que tiveram grande número de inscritos em 2023 e foram destaques da noite, concedidas a Docile, Hospital Moinhos de Vento e Melnick, respectivamente. Outro ponto alto foi a entrega, pela conselheira e idealizadora da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, do troféu TOP Atitude Solidária, categoria de incentivo que leva seu nome, que nesta edição obteve recorde de inscritos.
Já Aline Eggers Bagatini, diretora presidente da Fruki Bebidas é a Personalidade de Marketing e Vendas 2023, escolha que neste ano foi feita de forma diferente das demais edições. Em uma primeira etapa, uma lista restrita de nomes foi definida pelo Conselho de Administração da ADVB/RS. Em seguida, cada um dos mais de 70 jurados votou, de forma individual e confidencial, em um dos nomes. Assim, o mais votado for eleito por esse júri técnico, formado por profissionais acadêmicos e de mercado.
Para a vice-presidente de Comunicação da ADVB/RS, Letícia Meincke, é de suma importância manter o projeto sempre atualizado de acordo com as necessidades do mercado. “Para esta edição, realizamos um trabalho interno de revisão do regulamento, buscando simplificar o processo de inscrição de cases, resultando em categorias mais alinhadas com os desafios e realizações dos departamentos de marketing e negócios”, assinalou. “Esse esforço se refletiu em uma adesão significativa, culminando no maior número de casos inscritos em 40 anos.”
A vice-presidente de Marketing, Karine Battisti, também comemorou o desempenho satisfatório em número de inscritos na edição. “Além disso, aos escolhermos a Personalidade de Marketing do Ano, trouxemos uma novidade ao processo, que o deixou mais fluído e colaborativo, com os votos dos mais de 70 jurados parceiros da ADVB/RS”, ressaltou. “Esse novo formato garantiu uma escolha técnica e, ao mesmo tempo, democrática, valorizando cada um dos nomes selecionados pelo nosso Conselho.”
Para o presidente Rafael Bicca Machado foi uma alegria para a ADVB/RS promover mais uma edição do TOP, com recorde de inscritos, categorias conectadas com o mercado e um novo formato de governança na eleição do Personalidade de Marketing e Vendas. “Quando fazemos um evento como o 40 Top de Marketing, estamos cumprindo a nossa missão: disseminar a cultura de marketing e vendas no nosso Estado”, finalizou.
SUSTENTABILIDADE
Com uma proposta sustentável e experiencial, o projeto cenográfico da edição 2023 foi uma cocriação da equipe executiva da ADVB/RS em parceria com a JOG Engenharia de Andaimes, empresa que realiza projetos que vão desde obras, até arquitetura efêmera. Essa é uma forma de gerar menos resíduos para o meio-ambiente, pois a estrutura volta a ser utilizada em outros projetos. A apresentação da premiação ficou com o jornalista Marco Mattos e a comunicadora Carol Sanches foi uma das atrações realizando a cobertura das redes sociais do projeto e também o som para o público curtir ao término da premiação. Um dos grandes momentos foi a intervenção da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Criada em 2015 a partir da combinação dos projetos Flauta e Amigos do Violão, a iniciativa possibilita ensino gratuito de música clássica a mais de 200 alunos, de 4 a 21 anos, estudantes da rede pública de ensino da região central do Rio Grande do Sul.
Sobre o prêmio
Principal reconhecimento das práticas de marketing e vendas no Sul do Brasil há quatro décadas, o projeto contribui para a identificação, disseminação e valorização dos melhores cases do primeiro, segundo e terceiro setores, servindo de referência ao desenvolvimento da cultura do segmento no Rio Grande do Sul. Todo as etapas do processo são acompanhadas empresa auditora BAKERTILLY Brasil — responsável pela guarda dos dados do processo seletivo.
Vencedores da edição 2023
OURO
Casa Menino Jesus de Praga – Categoria Top Atitude Solidária – Troféu Maria Elena Johannpeter
PRATA
Melnick Arcadia – Categoria Imobiliário
BRONZE
Melnick – Categoria Trade Marketing
CATEGORIA — EMPRESA
Agro — Arroz Prato Fino
Alimentos — The Waffle King
Bares e Restaurantes — Hector Hamburgueria
Bebidas — Dado Bier
Branding — Docile
Comunicação Integrada — Grupo Panvel
Construção Civil — Melnick
Cultura – Troféu Eva Sopher — Instituto Do Câncer Infantil
Educação — Fleming Ensino Médio
Endomarketing — Construtora Jobim
Entidades e Associações — Sindilojas Porto Alegre
Entretenimento — Hector Pizzaria
Esportes — Grupo RBS
Eventos — Planeta Atlântida
Financeiro —Unicred Premium
Imobiliário — Melnick Arcadia
Indústria — Marcher Brasil
Iniciativas em ESG — Hospital Moinhos De Vento
Inteligência de Mercado — Melnick Arcadia
Marketing de Conteúdo — Sebrae-RS
Marketing Digital — Hector Hamburgueria
Marketing de Influência — Grupo Panvel
Mídias Sociais — Banrisul
Moda — Run More
Saúde — La Salle | Santa Casa
Tecnologia — Codex
Top Atitude Solidária – Troféu Maria Elena Johannpeter — Casa do Menino Jesus de Praga
Top Iniciativas Empreendedoras — Grupo Prontosul
Trade Mkt — Melnick
Transformação Digital — Granjas 4 Irmãos S.A. Agropecuária, Indústria e Comércio
Transporte e Logística — Viação Ouro E Prata
Turismo — Hector Hamburgueria