Boscato Vinhos Finos apresenta nova identidade visual

A marca renovada expressa a trajetória de mais de 40 anos de dedicação à excelência na elaboração de vinhos e reafirma os pilares que sempre sustentaram a vinícola: tradição, autenticidade, qualidade, cuidado e inovação.
Boscato Vinhos Finos apresenta nova identidade visual
Foto: Julio Soares/Divulgação

Boscato Vinhos Finos apresenta nova identidade visual – A Boscato Vinhos Finos acaba de apresentar sua nova identidade visual. A marca renovada expressa a trajetória de mais de 40 anos de dedicação à excelência na elaboração de vinhos e reafirma os pilares que sempre sustentaram a vinícola: tradição, autenticidade, qualidade, cuidado e inovação.

O projeto de pesquisa e planejamento foi desenvolvido pelos profissionais de Marketing Marcius Dal Bó e Rodolfo Costa. A identidade visual e os novos rótulos foram criados pelo estúdio de design Bigode Design, sob direção criativa de André Soares. A principal inspiração veio da própria história da família fundadora, do respeito pelas origens e da busca constante por aperfeiçoamento.

Para o fundador Clóvis Boscato, enólogo desde 1972, a identidade visual renovada é a expressão gráfica de tudo o que a Boscato representa: uma vinícola com raízes profundas, movida pela paixão, que se reinventa sem perder a essência. “A alma do vinho é a mesma. O rótulo é que é novo”, resume.

A nova identidade visual traz um desenho mais moderno e contemporâneo aos elementos como o brasão original de 1983 e valoriza elementos como o cacho de uva e o barril, simbolizando o processo de transformação da uva em vinho.  A letra “B” e a assinatura “Boscato Vinhos Finos”, ganharam traços manuais, remetendo ao cuidado personalizado do enólogo Clóvis Boscato, presente em todo o processo de produção. Os selos criados especialmente para os novos rótulos reforçam o compromisso com a excelência, autenticidade e origem.

Mais do que uma mudança estética, a revitalização da marca atende a um desejo dos próprios consumidores, que frequentemente relatavam que a alta qualidade dos vinhos não se refletia visualmente nos rótulos. Para Roberta Boscato, engenheira agrônoma, enóloga e sommelier, que atua ao lado do pai, Clóvis Roberto Boscato, a atualização era um passo necessário para alinhar a imagem da marca ao que ela entrega na prática. “Estávamos há mais de 20 anos com os mesmos rótulos, então, a qualidade dos nossos vinhos já não condizia com a imagem externa das garrafas. Assim estamos nos modernizando visualmente, mas mantendo a essência do nosso produto, que segue evoluindo em qualidade e com novas safras” – diz Roberta.

Sobre a Boscato

Fundada em 1983 em Nova Pádua (RS), a Boscato surgiu da paixão da família pela uva e pelo vinho. Inês Gelain Boscato, matriarca e fundadora da vinícola juntamente com Clóvis, lembra que foi esse amor pelo cultivo e pela terra que deu origem ao projeto. “Sempre fomos apaixonados pela viticultura e pela enologia e por tudo o que isso representa. A Boscato nasceu disso: do respeito ao trabalho de nossos pais. Do compromisso com as origens. E também do desejo de fazer vinhos que levassem saúde, prazer e satisfação a outras pessoas. Enfim, vinhos de verdade”, afirma Inês.

Com produção média anual de 250 mil garrafas, a Boscato é considerada uma boutique vitivinícola que privilegia a qualidade acima de tudo. Foi a primeira vinícola brasileira a integrar a prestigiada associação internacional Leading Wineries of the World e exporta seus vinhos desde 2003, estando presente hoje em países como República Tcheca e Austrália. Em 42 anos de atuação, já conta com mais de 90 premiações, em suas diferentes categorias de vinhos.

Boscato Vinhos Finos apresenta nova identidade visual