Inovação e futuro do varejo marcam o primeiro dia da FBV 2025

Evento, que segue até sexta-feira (23/05), reúne especialistas e autoridades para debater as principais tendências do setor.
Inovação e futuro do varejo marcam o primeiro dia da FBV 2025

Inovação e futuro do varejo marcam o primeiro dia da FBV 2025 – O dinamismo do varejo brasileiro, a capacidade de inovar do setor e as tendências que têm transformado o dia a dia dos negócios em todo o mundo estiveram em pauta nesta quarta-feira (21/05), primeiro dia da 11ª Feira Brasileira de Varejo (FBV), em Porto Alegre. Com uma pluralidade de ideias e posicionamentos, palestrantes de diferentes áreas atraíram atenção do grande público que circulou pelo evento.

Entre os painelistas, um dos destaques foi a participação do governador gaúcho Eduardo Leite, que falou sobre os “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”. Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, a FBV se estende até sexta-feira (23/05), no Centro de Eventos da Fiergs, das 10h às 19h.

Um dos primeiros painéis do Palco Negócios da FBV ficou a cargo do especialista em varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. Falando sobre “O novo varejo raiz” para um auditório lotado, Zortéa chamou atenção das empresas que já praticam a essência do varejo em seus pontos de venda, mas que precisam estar conectadas às tendências como o uso da Inteligência Artificial (IA) para se manterem competitivas e ampliarem seus repertórios. “IA não é ferramenta só para grandes empresas. As pesquisas mostram que 80% dos varejistas vão usar IA até 2026 em seus negócios”. Para Zortéa, o varejista também precisa olhar todas as gerações que estão convivendo ao mesmo tempo, como a geração Z que está ingressando no mercado de trabalho e aumentando seu poder de compra. “As empresas precisam entender bem esta turma e organizar melhor suas próprias trajetórias, até porque estes jovens trazem valores muito positivos ao varejo como autenticidade, transparência e sustentabilidade”.

Falando sobre o tema “O Novo Varejo e o Consumidor 4.0: Inovação, Tecnologia e Experiência”, Arthur Igreja, co-fundador da plataforma AAA Inovação, enfatizou que uma das maiores transformações do varejo nos últimos anos é a mudança de comportamento do consumidor, hoje “hiper empoderado” em função do alcance e da velocidade de acesso a informações. “As empresas não podem nem estar muito à frente em termos de uso de IA, porque corre-se o risco de o consumidor não entender, mas não podem ficar para trás. A IA beneficia especialmente as pequenas empresas, porque os pequenos empresários são aqueles que têm que jogar em todas as posições”, enfatizou.

Também no Palco Negócios, com a palestra “A superação vale ouro”, o atleta paraolímpico Daniel Dias fez a plateia lotada refletir sobre o protagonismo que todos têm que assumir sobre a sua vida, além de deixar o processo mais leve nos negócios e na vida. “Eu escolhi sorrir para a vida, e convido a todos a fazer o mesmo”, afirmou. Essa leveza, o foco e a determinação foram essenciais para o atleta conquistar 100 medalhas, destas 78 de ouro. “Deixe seus medos de lado e sorria, sempre”. Daniel destacou que essa filosofia de vida é ainda mais importante nos dias em que as pessoas não estão motivadas. “Lembrem-se, sempre, do que vocês têm e agradeçam”, destacou.

Inovação e futuro do varejo marcam o primeiro dia da FBV 2025