Poliestireno Circular da Termotécnica em destaque na FIEMA – A convite da Associação Brasileira Empresarial dos Recicladores de Plásticos (ABRERP), a Termotécnica participa da 10ª edição da FIEMA, maior feira do setor ambiental do sul do país, que está sendo realizada de 20 a 22 de maio, em Bento Gonçalves/RS. A companhia apresenta o Repor – Poliestireno Circular, matéria-prima que a Termotécnica desenvolve a partir do EPS pós-consumo reciclado, e que tem atraído cada vez mais interessados como uma alternativa de reintrodução deste material em novos processos produtivos, realizando a economia circular na prática.
A aplicação do Repor como matéria-prima reciclada vem conquistando o mercado de forma sustentável e é crescente. Entre os segmentos que estão adotando o Repor na totalidade ou em adição à outras matérias-primas estão a Linha Branca, na fabricação de peças técnicas para refrigeradores, Equipamentos Eletrônicos, em gabinetes para impressoras, Fármaco, em carreteis para esparadrapos, e Construção Civil, em elementos decorativos e de acabamento, como rodapés e molduras.
O objetivo da participação da Termotécnica na FIEMA é demonstrar como ocorre todo o processo de economia circular na prática, desde a coleta das embalagens e outros tipos de produtos fabricados em plásticos no pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos.
O público da FIEMA também receberá informações de conscientização sobre como contribuir fazendo a separação e descarte correto destes materiais. “Todos nós, como sociedade, temos que ser conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições de fácil acesso ao descarte destes materiais recicláveis à população, condomínios e empreendimentos, com um amplo e conectado sistema de gestão de resíduos nas cidades. A FIEMA é uma grande vitrine para conscientizar e ampliar essa cadeia positiva da reciclagem e economia circular”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico, que há mais de duas décadas vem sendo um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.
Embalagem de EPS descartada
A abordagem ambiental da Termotécnica traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde a concepção de produtos e eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e chegando a novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na logística como um todo, dar uma nova vida às embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade. Desta forma, a captação e transformação pela Termotécnica de cerca de um terço de todo o volume de EPS pós-consumo do país atende fortemente às expectativas da população e é um diferencial competitivo junto aos clientes e ao mercado.
A tecnologia para o processamento químico do EPS em escala industrial no Brasil é inédita, sendo realizada de forma pioneira pela Termotécnica. Nas unidades de reciclagem da companhia, esse material pós-consumo é processado e transformado em matéria-prima (após reciclado, o EPS transforma-se em plástico PS – Poliestireno), comercializada com a marca Repor.
Poliestireno Circular da Termotécnica em destaque na FIEMA