Simecs Transforma 2025 terá nomes de referência da indústria – Um encontro para saber mais sobre a economia global e no país e os possíveis impactos nos negócios, para discutir competitividade, tecnologias e inovação. Estes serão assuntos do Transforma 2025, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), no dia 22 de maio (quinta-feira), no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Nomes de referência para a indústria estarão no palco para dividir com o público cenários e perspectivas nesta 5ª edição do evento, que é gratuita para associados ao Simecs.
O primeiro painel da tarde, de tema Perspectivas da Neoindustrialização Brasileira, vai reunir lideranças como o presidente executivo da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso. Ex-diretor da Federação das Indústrias de São Paulo (de 2010 a 2021), ele é membro do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) da Câmara de Comércio Exterior desde 2023 e atua também no Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento no B20 Brasil.
No mesmo painel estará o presidente da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) e do Sindipeças, Claudio Sahad, reeleito para a gestão de 2025 a 2028. Ele participa das entidades do setor há mais de duas décadas e coordenou ações dedicadas às pequenas e médias empresas.
Além dele, vão palestrar a gerente de Operações na John Deere, Juliane Aére, que tem mais de 20 anos de experiência no setor automobilístico e atualmente lidera operações na unidade de Montenegro (RS). Desde 2002, vem atuando em áreas como produção, qualidade, manutenção e engenharia. Também estará no palco, falando sobre o tema, o CEO da empresa Saur, Angelin Adams, que acumula 34 anos de experiência no setor metalmecânico e tem formação com pós-graduação e MBA em Gestão Empresarial e Finanças na Fundação Getúlio Vargas. A mediação será do vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Bisi.
Os desafios e oportunidades na economia estarão na segunda palestra do Transforma 2025, do economista do Simecs, Igor Morais, pós-doutor em Inteligência Artificial (EUA), chefe de Economia na Vokin Investimentos e chefe de Ciência de Dados e Economia na Obra.ai, de soluções de algoritmos de IA. Ele apresentará uma visão sobre a conjuntura econômica e o que esperar. “Um ponto fundamental do cenário econômico passa pela mudança de perfil das relações comerciais e geopolíticas”, afirma.
Propósito e transformação
Um dos momentos mais esperados será a palestra do professor e consultor com mais de dez anos de atividades no meio corporativo, Clóvis de Barros Filho, na última parte do encontro. Pensador de destaque no Brasil e com mais de 20 obras publicadas, incluindo o best-seller A vida que vale a pena ser vivida, ele falará sobre propósito e transformação. Barros Filho tem mais de 30 anos de experiência acadêmica e é apresentador dos podcasts Inédita Pamonha e #PartiuPensar.
Com previsão de 700 participantes, o Transforma será realizado das 13h (credenciamento) às 18h (veja abaixo a programação completa).
O encontro, que reúne empresários, lideranças, gestores e demais profissionais do setor, é alusivo ao Dia da Indústria (25 de maio). O Simecs Transforma é promovido pelo Simecs e conta com o patrocínio de Sicredi, Humana, Code, Efficienza, Hyva e Totvs.
As inscrições para participar devem ser feitas no link: https://simecs.tcsdigital.com.br/DIGITAL/inscricoes/evento3.aspx?evento=164&idativa=1.
Simecs Transforma 2025 terá nomes de referência da indústria