Organização gaúcha lidera reconstrução da conectividade escolar

MegaEdu, Embaixada Britânica e Internet Society lançam edital para reconstrução da conectividade escolar em municípios do RS afetados pelas enchentes.
Organização gaúcha lidera reconstrução da conectividade escolar

Organização gaúcha lidera reconstrução da conectividade escolar – A MegaEdu, organização gaúcha sem fins lucrativos dedicada a garantir que todas as escolas públicas do Brasil tenham acesso à internet de qualidade, lança, em parceria com a Embaixada Britânica e a Internet Society, novo edital voltado para apoiar redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como foco ajudar as secretarias de educação na reconstrução da infraestrutura tecnológica das escolas, após as graves enchentes que atingiram o estado em 2024.

As inscrições podem ser feitas de 05 a 20 de maio de 2025 e devem ser realizadas pela(o) Secretária(o) Municipal de Educação em conjunto com a pessoa responsável técnica pela área de conectividade. O edital completo já está disponível no site da organização. O programa de apoio a municípios para fortalecimento da conectividade escolar em municípios do Rio Grande do Sul vai selecionar até 15 redes municipais interessadas em receber apoio técnico gratuito para diagnosticar, planejar e implementar melhorias na conectividade escolar — um passo essencial para garantir o direito à educação e a continuidade das aulas em contextos de crise.

A urgência da reconstrução

As enchentes de 2024 causaram impactos profundos na educação do Rio Grande do Sul. Centenas de escolas foram danificadas, interditadas ou perderam equipamentos, interrompendo o acesso de milhares de alunos à aprendizagem. Segundo o Censo 2024 recém-publicado, 1 em cada 3 escolas públicas no RS ainda não oferece dispositivos adequados para os alunos segundo os parâmetros mínimos do MEC, equivalente a aproximadamente 460 mil alunos.

“Estudos internacionais, como o da Revista Economist, mostram que se o Brasil elevasse a conectividade de suas escolas aos níveis dos países mais desenvolvidos, o país poderia crescer até 7% a mais no PIB per capita. Como gaúcha e empreendedora social na área da educação, vejo que garantir que todos os estudantes gaúchos tenham acesso ao mundo digital é um caminho para acelerar o desenvolvimento do Estado. Precisamos nos reerguer ainda melhores, garantir jovens conectados é um caminho para um Estado mais inovador”, ressalta a CEO da MegaEdu, Cristieni Castilhos.

A MegaEdu já apoiou mais de 150 Secretarias no Brasil inteiro a garantir internet de alta velocidade para seus alunos. A iniciativa agora estará disponível para os municípios gaúchos graças ao apoio da Embaixada Britânica no Brasil e da Internet Society, organizações que reconhecem a importância da conectividade como ferramenta para fortalecer políticas educacionais e construir estratégias de resiliência climática no ambiente escolar.

Para o vice-embaixador britânico no Brasil, Tony Kay, reestabelecer a conectividade é um passo importante na reconstrução do estado. “Sabemos que o acesso à internet é essencial para garantir educação, inclusão e desenvolvimento. É por isso que unimos esforços para levar conectividade a comunidades escolares duramente impactadas pelas enchentes”, reforça. O apoio da Embaixada Britânica acontece a partir do Programa de Acesso Digital, que visa fomentar a inovação tecnológica e promover a inclusão digital e o fortalecimento da conectividade no Brasil. Desde seu lançamento, o programa, que inclui ainda o UK-Brazil Tech Hub, já beneficiou mais de 200 mil pessoas em mais de 65 comunidades brasileiras.

Organização gaúcha lidera reconstrução da conectividade escolar