Univates lidera grupo de estudos sobre a Reforma Tributária – A Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio do Projeto de Extensão em Educação e Cidadania Fiscal e em parceria com os cursos de Direito e Ciências Contábeis e com a Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, deu início a uma iniciativa voltada ao estudo da nova Reforma Tributária brasileira, regulamentada pela Lei Complementar 214/2025.
O Grupo de Trabalho e Estudos sobre a Reforma Tributária reúne mais de 40 participantes, entre profissionais de empresas, profissionais liberais, professores e estudantes da Universidade, com o objetivo de compreender e analisar os impactos das mudanças que passam a vigorar a partir de 2026.
Coordenado pelos professores Marciano Buffon, Tatiele Kuntz e Guilherme Sandri, o grupo realiza encontros quinzenais nas sextas-feiras à tarde, de forma presencial, nas instalações do Tecnovates. Até o momento, dois encontros já foram realizados: o primeiro, com caráter introdutório e de planejamento, e o segundo, dedicado à apresentação dos dois grupos de trabalho formados para a análise dos dispositivos da nova legislação e seu respectivo impacto na região.
Cada grupo participante ficou responsável por estudar, em profundidade, diferentes artigos da Lei Complementar, avaliando suas implicações práticas para empresas, profissionais da área contábil, jurídica e para a sociedade em geral. Os resultados desses estudos são apresentados em formato de seminários, promovendo o compartilhamento de conhecimento e fomentando o debate qualificado.
De acordo com os organizadores, o objetivo é garantir uma análise detalhada e técnica da Reforma Tributária, promovendo a educação fiscal e contribuindo para a formação crítica de profissionais e cidadãos. A previsão é de que mais quatro encontros sejam realizados nos próximos meses, consolidando o ciclo de estudos iniciado neste primeiro semestre de 2025.
O projeto tem como inspiração experiências anteriores desenvolvidas pelo professor Marciano Buffon, em outras cidades, como Novo Hamburgo e São Leopoldo, o que reforça o caráter regional da iniciativa.
“Esse grupo extrapola o que tradicionalmente se espera de um ambiente de inovação tecnológica como o Tecnovates, ao integrar também áreas como a gestão, o direito e a contabilidade em torno de um tema que terá forte impacto em todas as empresas”, destaca a gestora do Tecnovates, Cristiani Reimers. “A Reforma Tributária ainda gera muitas dúvidas, e isso motivou a criação do grupo. A participação tem sido excelente, com grande engajamento de representantes do setor empresarial e de professores com larga experiência na área, como Ari Kunzel e Valmor Kapler.”
A iniciativa é vista como estratégica pela Univates, pois se conecta com demandas reais do mercado, fortalece a articulação entre universidade e sociedade, e promove um espaço de aprendizagem ativa e colaborativa sobre um dos temas mais relevantes da agenda nacional atual.
A expectativa é que, ao final dos encontros, os estudos possam resultar em materiais de apoio, publicações ou eventos abertos ao público, contribuindo ainda mais para a difusão do conhecimento sobre a nova legislação tributária no Brasil. O grupo também planeja realizar um congresso sobre a reforma tributária que será aberto a toda a comunidade do Vale do Taquari ao final de 2025.
Univates lidera grupo de estudos sobre a Reforma Tributária