JBS promove preservação ambiental no RS com frota elétrica – A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, multiplicou por sete a sua frota elétrica em nível nacional, evitando a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO2. O dado equivale à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro. A expansão corresponde à utilização de veículos 100% elétricos no Brasil nos últimos três anos. Ao todo, a operação conta com 281 caminhões no país.
No Rio Grande do Sul, a frota da No Carbon – empresa da JBS especializada na locação de caminhões elétricos no território brasileiro – atua por meio da operacionalização de 24 veículos em Nova Santa Rita, sendo cinco deles disponibilizados para a Friboi e outros 19 para a Seara, ambas empresas do Grupo JBS. A utilização destes veículos impacta diretamente no desenvolvimento do modelo sustentável tanto no município quanto nos deslocamentos realizados diariamente por todo o estado.
Os caminhões têm capacidade para até três toneladas e são equipados com baús frigoríficos que mantêm os produtos resfriados e congelados dentro das normas exigidas, sem consumir a energia do próprio veículo. Com autonomia de até 150 km, são a solução ideal para operações urbanas. Especializada na gestão de caminhões elétricos, a No Carbon atua em todas as etapas – da aquisição à operação dos veículos. Com o apoio de parceiros e o uso de telemetria e sistemas de georreferenciamento, a empresa tem contribuído para otimizar a logística da JBS, proporcionando ganhos em segurança e eficiência operacional. Além disso, o uso de caminhões elétricos está alinhado aos princípios do GHG Protocol, que orienta a medição das emissões de CO2.
Conforme Armando Volpe, Diretor-Comercial da No Carbon, a ampliação da frota de Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos concilia o compromisso com a sustentabilidade ambiental à eficiência do transporte. “Investir em soluções sustentáveis significa aliar a prevenção ao meio ambiente com a otimização das operações. Além de minimizar a emissão de CO2, os caminhões elétricos da nossa frota reduzem os custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel, aproveitando até 90% da energia disponível. Ou seja, trata-se de uma solução vantajosa para a JBS, para os nossos parceiros e, principalmente, para a promoção de um mundo sustentável”, afirma.
Sobre a JBS no RS
A JBS possui operação em 22 cidades do Rio Grande do Sul, entre fábricas, centros de distribuição e granjas das unidades de negócios Seara, Excelsior e JBS Couros. Conta com mais de 16 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Rio Grande do Sul movimentaram, em 2020, o equivalente a 1,6% do PIB gaúcho e a Companhia contribuiu para a geração de 2,7% dos empregos do Estado.
JBS promove preservação ambiental no RS com frota elétrica