Kumon acelera expansão no Rio Grande do Sul

Rede de educação participará da Feira da Franquia e da ExpoEducação com foco em atrair novos empreendedores para a região.
Kumon acelera expansão no Rio Grande do Sul

Kumon acelera expansão no Rio Grande do Sul – O Rio Grande do Sul tem se consolidado como um dos protagonistas do franchising no Brasil. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor movimentou mais de R$ 14,2 bilhões no estado em 2024, com crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior. Mesmo diante de desafios econômicos, o mercado gaúcho mantém sua atratividade, impulsionando investimentos e ampliando a geração de empregos.

É nesse contexto que o Kumon, a maior rede de franquias de educação do país, intensifica seus planos de expansão no estado. A marca projeta a abertura de 11 novas unidades em Porto Alegre, com foco em bairros como Centro Histórico, Cavalhada, Partenon, Cristal, Jardim Lindoia, Rubem Berta, Moinhos de Vento, Rio Branco, Belém Novo e Hípica.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 58 unidades da rede – 14 delas localizadas na capital – e cerca de 5.100 alunos matriculados. A expectativa da empresa é de um incremento estimado de 500 alunos ainda este ano. Até 2030, a projeção é quadruplicar esse número em todo o estado.  “O Rio Grande do Sul tem um enorme potencial para o crescimento do Kumon. Identificamos regiões com grande demanda por educação de qualidade e forte perfil empreendedor. Com a expansão planejada, Porto Alegre pode dobrar sua base de alunos este ano e ampliar sua representatividade no cenário nacional”, afirma Camila Vargas Arquioli, gerente de Expansão do Kumon no Brasil.

Como parte da estratégia de crescimento, a rede marcará presença em dois eventos importantes da capital: a Feira da Franquia POA, que acontece de 25 a 27 de abril, no Barra Shopping Sul, e a ExpoEducação Porto Alegre, que vai de 23 a 25 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS. “Participar dessas feiras é fundamental para nos conectarmos com empreendedores que compartilham do nosso propósito e desejam investir em um negócio com impacto real na vida das pessoas”, destaca Camila. “O Kumon não transforma apenas a vida dos alunos e suas famílias, também proporciona uma jornada de realização profissional para os franqueados, que encontram no dia a dia da operação a satisfação de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que conquistam mais autonomia e qualidade de vida como donos do próprio negócio”, finaliza a executiva.

Com investimento a partir de R$ 50 mil, o Kumon oferece um modelo de franquia acessível, com retorno estimado entre 18 e 24 meses. Não é necessário ter experiência em educação, mas é essencial que o futuro franqueado se identifique com a filosofia do método e tenha desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas.

Kumon acelera expansão no Rio Grande do Sul