Escola de São Miguel das Missões vence competição no South Summit – O South Summit Brazil 2025 foi palco da final da quarta edição do HackaTchê Business, iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc), com a definição da grande campeã. A equipe +Presença na Escola, da Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, recebeu a maior nota do grupo de jurados e conquistou o primeiro lugar da competição entre as escolas da Rede Estadual. A segunda colocada foi a equipe Netinho, da Escola Apeles, de Porto Alegre. O Colégio Tiradentes, de Caxias do Sul, ficou com o terceiro lugar, com a equipe Bioloop.
O HackaTchê Business é uma maratona de tecnologia na qual estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais são desafiados a criarem soluções de negócios para problemas reais de suas comunidades. Para isso, devem desenvolver um projeto que utilize alguma ferramenta tecnológica, como aplicativos ou serviços digitais.
A edição deste ano teve 310 inscrições de equipes de todo o Estado, com participação de 1,2 mil estudantes. Depois de um processo de avaliação, seis grupos finalistas realizaram uma série de atividades, envolvendo oficinas e palestras com especialistas do mercado que definiram os três finalistas. Após três dias de mentorias, oficinas e trabalho criativo, cada equipe teve três minutos para defender seus trabalhos diante da plateia do South Summit Brazil 2025. Os jurados puderam tirar dúvidas, avaliando critérios como inovação, impacto social e viabilidade.
Projeto campeão
A equipe vencedora, formada por um trio de estudantes de 15 anos, desenvolveu uma proposta que aborda um desafio na educação gaúcha: a evasão escolar. O membros da +Presença na Escola projetaram um aplicativo de gamificação como forma de incentivar o aproveitamento escolar.
“Vimos que muitos colegas saíam da escola quando conseguiam emprego ou perdiam interesse. Quisemos criar um incentivo para que todos valorizassem a educação”, explicou Leonardo dos Santos Guerreiro, um dos jovens idealizadores do projeto. A ideia surgiu a partir da observação das questões que impactam a rotina na escola. “Na nossa cidade, a evasão é grande. Alguns alunos até recebem benefícios do governo, mas não comparecem às aulas. Isso nos motivou a agir”, contou Carlos Resener, outro integrante.
O orientador do grupo, Cristiano Halles, é secretário da escola e destacou o protagonismo dos estudantes. “Eles identificaram o problema e apresentaram uma solução. Nossa função foi apenas orientar. Ver esse reconhecimento, ainda mais para uma escola do interior, é motivo de orgulho”, afirmou.
O HackaTchê Business premiará a equipe vencedora com uma viagem para Madri, na Espanha, onde o grupo representará o Estado no South Summit Espanha, entre 4 e 6 de junho. O segundo colocado irá conhecer a sede brasileira da Google, em São Paulo, enquanto o terceiro finalista participará do Gramado Summit, na Serra. Os grupos ganharão transporte, hospedagem e alimentação para as viagens.
Além da ida à Espanha, os vencedores planejam expandir a iniciativa. “Queremos que o projeto se concretize, melhorando a educação não só na rede pública, mas também em escolas privadas”, projetou Carlos.
Escola de São Miguel das Missões vence competição no South Summit