FEDERASUL empossa diretoria em solenidade no Palácio do Comércio

Evento marcará a recondução do presidente Rodrigo Sousa Costa, reeleito por unanimidade para um segundo mandato à frente da entidade.
FEDERASUL empossa diretoria em solenidade no Palácio do Comércio
Foto: Sergio Gonzales/Divulgação

FEDERASUL empossa diretoria em solenidade no Palácio do Comércio – A FEDERASUL realiza hoje, às 19h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, a solenidade de posse da nova diretoria para a gestão 2025/2026. O evento marcará a recondução do presidente Rodrigo Sousa Costa, reeleito por unanimidade para um segundo mandato à frente da entidade.

Rodrigo Sousa Costa, que assumiu a presidência da FEDERASUL em 2023, foi reconduzido ao cargo durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada em 27 de março. A eleição, realizada de forma híbrida, contou com a participação de mais de 148 lideranças e representantes de entidades de todo o Rio Grande do Sul. Sua reeleição foi marcada pela aclamação, demonstrando o apoio das lideranças empresariais ao seu trabalho e às diretrizes que tem conduzido a entidade.

O presidente iniciou o seu novo mandato com a promessa de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, mas com foco na renovação da diretoria. A nova gestão terá uma renovação de 40% na diretoria da FEDERASUL, com um olhar atento para a inclusão de lideranças femininas, que corresponderão a mais de 30% da composição da equipe. A diversificação da liderança é uma das marcas dessa nova gestão, que visa refletir a sociedade de forma mais ampla e fortalecer ainda mais as representações.

Durante a sua manifestação na AGO, Rodrigo Sousa Costa fez um breve balanço sobre a trajetória da entidade, que completa 97 anos de história, e destacou a importância da democratização do processo de escolha dos presidentes das entidades filiadas, implementada em 2017. Com a mudança no estatuto, passou a ser garantido o direito a voto para todas as filiadas, permitindo um processo mais democrático e participativo na escolha das lideranças.

Costa também reforçou o compromisso da FEDERASUL com a defesa de princípios e valores que promovam a integração de todas as entidades filiadas no estado. Para ele, a entidade deve ser uma trincheira de luta, sempre em defesa de um projeto que envolva a mobilização das filiadas e as faça se tornar a voz dos seus representados. O presidente também anunciou que a nova gestão abrirá um debate sobre o planejamento estratégico para os próximos anos, com o objetivo de aprimorar as estratégias da entidade e garantir que todas as ações sigam em uma única direção, unificada.

Rodrigo Sousa Costa é natural de Pelotas, engenheiro agrônomo pela UFPel, advogado pela UCPel e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Ele é um produtor rural de destaque e tem uma vasta experiência no setor, tendo ocupado cargos importantes, como presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório, presidente da Associação Rural de Pelotas e coordenador do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pelotas. Além disso, Costa foi vice-presidente de Integração da FEDERASUL por dois mandatos antes de assumir a presidência. Com essa bagagem, ele tem como principal objetivo dar continuidade ao trabalho que tem fortalecido o associativismo e o empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul.

FEDERASUL empossa diretoria em solenidade no Palácio do Comércio