Piccadilly: sustentabilidade além da responsabilidade

PICCADILLY acredita que uma abordagem sustentável é essencial para garantir o sucesso no longo prazo, contribuindo para o bem-estar das pessoas e do planeta.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Piccadilly sustentabilidade

Piccadilly sustentabilidade – A PICCADILLY está sempre atenta aos impactos ambientais, sociais e culturais de suas ações e tem destacado os principais esforços e conquistas em relação à sustentabilidade nos últimos anos. A empresa calçadista, que investe em materiais de origem renovável/reciclada e conta com uma política de sustentabilidade e um comitê de Inovação e Sustentabilidade, divulga suas ações no seu relatório bianual. O relatório 2021/2022 foi lançado, dia 28 de setembro, nas suas redes sociais e nos seus canais de endomarketing.

A marca de calçados femininos entende que a sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma responsabilidade. A vice-presidente e diretora de Produto e Inovação, Ana Carolina Grings, reconhece a demanda global por ações sustentáveis nesse contexto. “Sustentabilidade sempre foi parte integrante de nossa cultura empresarial, e por isso temos metas claras e uma equipe engajada e comprometida em efetivar mudanças reais. A PICCADILLY tem um compromisso com a sustentabilidade em todas as áreas de seu negócio. Sabemos que nosso sucesso a longo prazo depende de nossa capacidade de adotar práticas sustentáveis em nossas operações diárias”, destaca.

Os compromissos com a sustentabilidade incluem desde a promoção do bem-estar social dos colaboradores, consumidoras e comunidade, até o apoio e fomento às culturas locais. A empresa também tem o encorajamento feminino como propósito e acredita no poder transformador da igualdade de gênero. Nesta trajetória, mais de 30 mil mulheres já foram impactadas com conteúdo sobre encorajamento feminino.  Além disso, na PICCADILLY, 36% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Essa prática tem como objetivo promover a diversidade, a igualdade de oportunidades e a valorização do talento. A marca entende que ter uma liderança diversa e equilibrada é fundamental para uma cultura organizacional saudável e para impulsionar o crescimento e a inovação da empresa.

Para auxiliar no desenvolvimento de toda a sociedade, a PICCADILLY listou oito compromissos que norteiam todas as suas atividades e conta com uma área estratégica de ESG (Environmental, Social and Governance) que tem como papel levar as temáticas importantes para alta administração, estabelecer os temas prioritários, definir políticas, engajando os stakeholders internos e externos na jornada da sustentabilidade.

Confira os compromissos da PICCADILLY nessa missão:

1) Desenvolver as mulheres para serem protagonistas da sua caminhada;

2) Esclarecer parcerias na cadeia de valor com empresas social e ambientalmente responsáveis;

3) Atender aos limites de tolerância quanto à presença de substâncias restritas;

4) Mitigar e compensar os impactos gerados pelas atividades da PICCADILLY em combate às mudanças climáticas;

5) Aumentar a utilização de matérias-primas recicladas e a reciclagem/reutilização dos resíduos sólidos;

6) Aumentar o volume de embalagens sujeitas à logística reversa em todo território nacional;

7) Fomento à inovação em sustentabilidade, a partir de ações que estimulem todos a repensar processos e produtos;

8) Promoção da cultura, bem como a manifestações culturais que incentivem a diversidade e inclusão.

Nos últimos anos, a PICCADILLY tem tido uma caminhada evolutiva que está fazendo a diferença. São inúmeras iniciativas tangíveis que têm permitido minimizar impactos ao meio ambiente. Há 10 anos, a empresa é aterro zero e 37 toneladas de resíduos voltaram para os produtos como solas e palmilhas.

Além disso, a marca impacta pessoas, transforma vidas, especialmente a das mulheres, a partir de um propósito de encorajamento feminino. Compliance e mitigação de riscos também são essenciais nessa trajetória e fortalecem a sustentabilidade em todos os sentidos.

Outro destaque são as premiações recebidas pela PICCADILLY. Uma das mais importantes é o Prêmio Origem Sustentável selo Diamante, uma certificação internacional concedida para as empresas brasileiras da cadeia produtiva do calçado, que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos. A PICCADILLY acredita que esse é o caminho do futuro.

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.